Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Experiência do Comitê da UTFPR é reconhecida nacionalmente

Notícias

Experiência do Comitê da UTFPR é reconhecida nacionalmente

Ética em Pesquisa

publicado: 23/01/2019 14h10 última modificação: 28/01/2019 09h33
Francisco Antônio Reinaldo, professor que desenvolveu a pesquisa (Foto: Divulgação)

Francisco Antônio Reinaldo, professor que desenvolveu a pesquisa (Foto: Divulgação)

Um software desenvolvido pelo professor Francisco Antônio Reinaldo, do curso de Licenciatura em Informática do Câmpus Francisco Beltrão, foi premiado com Menção Honrosa em Inovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 

O trabalho desenvolvido pelo docente consiste em programa para apoiar pesquisadores na avaliação de projetos que serão submetidos à Plataforma Brasil, sistema eletrônico do Governo Federal que sistematiza o recebimento das pesquisas.

O software tem capacidade para emular o conhecimento de tomada de decisão dos relatores do CEP em diversos graus de especificidade e confiança. Metodologicamente, as perguntas são enviadas ao pesquisador, simulando uma conversa entre relatores e pesquisador para prognosticar sobre cada um dos elementos descritos no protocolo de pesquisa. O programa está em sua quarta versão e mais estudos continuam sendo realizados para o aperfeiçoamento da plataforma.

A menção honrosa foi entregue durante o V Encontro Nacional de Conselhos de Ética em Pesquisa, realizado no último mês de novembro em Brasília (DF).