Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Lançada Escola de Altos Estudos da UTFPR
conteúdo

Notícias

Lançada Escola de Altos Estudos da UTFPR

Pós-graduação

publicado: 24/05/2019 16h09 última modificação: 24/05/2019 17h34
Escola de Altos Estudos recebe inscrições até 26 de maio (Imagem: Freepik/Alterada)

Escola de Altos Estudos recebe inscrições até 26 de maio (Imagem: Freepik/Alterada)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou nesta semana a Escola de Altos Estudos. A iniciativa visa dar apoio para os programas de pós-graduação (PPGs) trazerem pesquisadores com reconhecida atuação em instituições de ensino ou pesquisa no exterior.

A Escola contempla a consolidação e a internacionalização dos PPGs, aspectos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. Também busca fomentar os indicadores da Capes para a avaliação quadrienal 2021, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimento, as parcerias com grupos de pesquisa e laboratórios estrangeiros e a interação de alunos e docentes dos cursos Stricto Sensu com cientistas de renome.

Para o reitor Luiz Alberto Pilatti, a Escola é importante para uma maior inserção internacional das pesquisas realizadas pelos programas da Universidade. "É a pesquisa da UTFPR ultrapassando fronteiras. E isso, por consequência, impactará positivamente nos indicadores de avaliação da nossa pós-graduação", comenta.

Edital publicado

O edital que lança oficialmente a Escola foi publicado nesta semana. Podem participar todos os PPGs da UTFPR que não tenham pendências administrativas com a Diretoria ou a Pró-Reitoria da área. Cada uma das propostas deve indicar um pesquisador visitante para atividades de curta duração na UTFPR, que devem ocorrer entre 1º de agosto deste ano e 30 de setembro de 2020.

A classificação será feita com base na análise documental, na avaliação do plano de trabalho, da qualificação da Instituição Estrangeira e na produção do pesquisador visitante. Está previsto para este edital um investimento de até R$ 369 mil, de acordo com a disponibilidade financeira nos limites orçamentários da UTFPR.  O prazo para submissão de propostas fica aberto até 26 de junho. 

Para mais informações, acesse a íntegra do edital e confira a matéria completa no Portal do Servidor.