Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > UTFPR e IPB de Portugal lançam edital para estimular cooperação em pesquisa

Notícias

UTFPR e IPB de Portugal lançam edital para estimular cooperação em pesquisa

Edital

publicado: 07/12/2017 11h27 última modificação: 07/12/2017 16h25

A UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) estão com inscrições abertas para apoio à projetos envolvendo docentes das duas instituições. Os pesquisadores da UTFPR que desejam participar devem possuir projeto vigente e homologado no Edital 01/2017 PROPPG e, para pesquisadores do IPB, possuir título de doutor ou de especialista (conforme despacho nº 7.957/2010 do Instituto). Cada docente da UTFPR e do IPB pode participar numa única candidatura como pesquisador principal da sua instituição.

Serão destinados a esta chamada valores equivalentes a R$ 240 mil, considerando a moeda brasileira, com recursos próprios das instituições, sendo 50% de cada. O limite máximo por projeto será de R$ 30 mil, executados  entre os pesquisadores. O edital recebe as inscrições até 21 de março através do formulário disponível.

Os projetos devem ser nas seguintes áreas: administração e gestão pública; agronomia e zootecnia; alimentos, engenharia química e ambiental; engenharias civil e mecânica; engenharia elétrica, eletrônica e computação; e educação e inovação pedagógica. O resultado será divulgado no dia 09 de abril.

Outras informações, além do conteúdo do edital estão disponíveis no portal da instituição.

UTFPR e IPB

Desde 2 de abril de 2013, a UTFPR e o IPB vêm assinando acordos de cooperação gerais e específicos na área de ensino e pesquisa. Já foram assinados 27 acordos de dupla-diplomação e mais 7 estão para serem assinados nos próximos meses. A UTFPR já enviou 146 estudantes ao IPB nos programas de dupla diplomação.

A aproximação entre as duas instituições tem proporcionado a realização de acordos efetivos e de benefícios mútuos. Além do grande fluxo de estudantes, já foram publicadas mais de 30 teses com orientação de professores das duas instituições, 13 artigos em revistas internacionais indexadas e 12 publicações em congressos e conferências.

Outra conquista é a adesão da UTFPR à Rede de Investigação de Montanha da Lusofonia (Rede LuMont), coordenada pelo IPB, que ofertará, além do edital de fomento à pesquisa, um doutorado interinstitucional internacional da UTFPR em Portugal.