Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Professores da UTFPR participam do festival Pint of Science em Curitiba

Notícias

Professores da UTFPR participam do festival Pint of Science em Curitiba

Divulgação Científica

publicado: 08/05/2018 17h54 última modificação: 11/05/2018 15h50

Dois professores do Câmpus Curitiba da UTFPR estão entre os pesquisadores convidados a participar do festival Pint of Science 2018, evento que levará cientistas para conversar com o público, de forma descontraída, em bares e restaurantes de 56 cidades brasileiras nos dias 14, 15 e 16 de maio. Em Curitiba, haverá programação na Cervejaria Bodebrown, no Drakkar Beer & Food, no Hendrix Brew House, no Hop'n Roll Brewpub e no We are bastards Pub.

Doutor em Astronomia e Astrofísica, o professor Felipe Braga Ribas estará no We are bastards Pub no dia 14 para fazer um panorama geral sobre os pequenos corpos do sistema solar e falar sobre o método de observação de ocultação estelar. Esta foi a técnica utilizada nas descobertas de aneis em pequenos corpos das quais o pesquisador participou em 2013, com o asteroide Chariklo, e em 2017, com o planeta anão Haumea. O evento terá início às 19h30 e terá uma hora e meia de duração.

Já a professora Luciana Martha Silveira, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (Dadin), levará ao Drakkar Beer & Food a questão "A vida tem a cor que você pinta?" para conversar sobre teoria da cor no dia 16. Autora do livro "Introdução à teoria da cor" e doutora em Comunicação e Semiótica com pós-doutorado na Universidade de Michigan, Luciana apresentará a teoria da cor como um arcabouço teórico interdisciplinar, que considera os aspectos físicos, fisiológicos e simbólicos da percepção cromática, permitindo uma consciência crítica do caminho de atribuição de significados e valores dentro da nossa cultura. O evento também se inicia às 19h30, com uma hora e meia de duração.

Além destas, o Pint of Science em Curitiba conta ainda com outras 13 conversas sobre temas que vão de hambúrguer a fractais, com pesquisadores de áreas como biologia, física, filosofia, educação e geologia. É possível conferir toda a programação no site do festival.

Um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo, o Pint of Science surgiu em maio de 2013 na Inglaterra e em 2018 terá atividades em 21 países. O festival chegou ao Brasil em 2015, quando foi realizado pela primeira vez no país pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos. O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, esclarecendo como a ciência funciona e mostrando a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo.

Durante o festival, os pesquisadores conversam sobre ciência e respondem perguntas do público, não havendo formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.