Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Professores do INSA Lyon acompanham programa na UTFPR

Professores do INSA Lyon acompanham programa na UTFPR

Dupla diplomação

publicado: 26/04/2018 15h42 última modificação: 26/04/2018 15h48
Professores do INSA Lyon, Tarkan Gezer e Guy Athanaze, em reunião com Bruno Iamamura e Luis Mauricio Resende, da Prograd, e Carlos Cziulik e Igor Cordeiro, da Diretoria de Relações Internacionais

Os professores Guy Athanaze e Tarkan Gezer, do Departamento de Matemática do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (INSA Lyon), estão esta semana visitando a UTFPR para acompanhar o andamento do programa de dupla diplomação da Tecnológica com a instituição francesa. Iniciado em 2018, o programa está sendo realizado em projeto piloto com os câmpus Ponta Grossa e Curitiba.

Durante a visita aos dois câmpus, os professores franceses têm conversado com alunos, professores e coordenadores de curso da UTFPR sobre o programa. Além disso, Athanaze e Gezer acompanham o desenvolvimento dos cursos de matemática ofertados pelos câmpus e frequentados pelos alunos candidatos a realizar a dupla diplomação.

Atualmente, 30 alunos do Câmpus Curitiba e sete do Câmpus Ponta Grossa, todos matriculados no 1º ou 2º período de cursos de engenharia, frequentam aulas preparatórias de matemática. Para serem aceitos no programa de dupla diplomação, os candidatos deverão obter um rendimento mínimo de 7.0 nos cursos de matemática, além de comprovar conhecimento do idioma francês (no mínimo nível A2).

Os mais bem avaliados nesta etapa irão para o INSA Lyon em agosto fazer um curso intensivo de francês e de matemática e estudarão na França durante três semestres. Após esse período, os alunos em dupla diplomação voltarão para o Brasil e, em um segundo momento, retornarão a Lyon para conclusão da formação. Ao final, receberão diplomas da UTFPR e do INSA Lyon.

O programa também prevê o recebimento na UTFPR de alunos do instituto francês. De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Luis Mauricio Resende, a partir de setembro a Tecnológica passará a receber estudantes franceses participantes do programa de dupla diplomação.

Saiba mais sobre a dupla diplomação com o INSA Lyon na página do programa