Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Servidores > CNPq está com quatro chamadas abertas
conteúdo

Notícias

CNPq está com quatro chamadas abertas

Apoio e bolsas

publicado: 14/06/2019 15h54 última modificação: 14/06/2019 16h06
Foto com foco em mãos digitando em notebook - Foto: Freepik

Foto com foco em mãos digitando em notebook - Foto: Freepik

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com quatro chamadas públicas abertas. Para submissão em qualquer uma delas, os candidatos devem manter o currículo lattes atualizado e cumprir os requisitos especificados em edital.

Duas chamadas estão voltadas para as bolsas Produtividade Sênior (PQ-Sr) e Produtividade em Pesquisa (PQ). Em ambos os casos, é necessário ter o título de doutor ou livre docente, CPF ativo e regular e vínculo formal com a instituição.

Para a PQ-Sr, as inscrições vão até 24 de julho, sendo necessário estar apto a receber preciso ter sido bolsista PQ ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na categoria 1 por pelo menos 20 anos; ou bolsista PQ ou DT na categoria 1, níveis A ou B, no mínimo por 15 anos.

Já, para a PQ, as submissões são aceitas até 31 de julho. O candidato ser adimplente e deve estar apto a receber bolsa PQ na categoria 2 e ter obtido título até 2016; ou a bolsa PQ na categoria 1 e ter obtido o título até 2011. A chamada não é válida para aqueles cujo curso tenha vigência que ultrapasse fevereiro de 2020.

Além disso, o CNPq disponibiliza, até 26 de julho, a chamada voltada para Formação Internacional para a indústria de Petróleo, Gás e Engenharias. Estão previstas bolsas de Mestrado Profissional em Portugal e de Doutorado Pleno na Escócia, na Noruega e no Estados Unidos. O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro adimplente com visto permanente no Brasil. Também deve ter sido aprovado de mérito no curso de graduação ou de mestrado em áreas correlatas e apresentar certificado de proficiência em inglês. Porém, não deve estar matriculado em curso de mestrado ou doutorado, não pode ter o título a ser obtido e não deve acumular com outras bolsas do Tesouro Nacional.

Também até 26 de julho, é possível solicitar ao órgão auxílio para a promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação mundiais, internacionais, nacionais, regionais ou que estejam nas primeiras edições. Com título de doutor, o interessado deve ser coordenador do projeto, participante da comissão organizadora e ter vínculo formal com a instituição executora.

Veja outras chamadas no site do CNPq.