Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > UTFPR investe na formação inicial e continuada do seu quadro de docentes

Notícias

UTFPR investe na formação inicial e continuada do seu quadro de docentes

Formação dos professores

publicado: 05/11/2018 10h05 última modificação: 05/11/2018 10h06
Uma das edições da oficina de Design de Cursos Baseado por Competência

Uma das edições da oficina de Design de Cursos Baseado por Competência

Investir no docente faz parte das ações que a UTFPR realiza constantemente para melhorar e contribuir com a oferta de um ensino superior brasileiro de qualidade. Para isso, desde a sua criação, a instituição investe na formação inicial e continuada do seu quadro de professores. No ano passado, o Departamento de Educação (Depeduc) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UTFPR deu início a uma série de encontros de formação e elaboração cooperativa para padronizar os procedimentos de atuação dos Departamentos de Educação (Depeds) nos câmpus.

O objetivo é dar suporte metodológico aos docentes por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR - Formação Inicial (PD)2i e Formação Continuada (PD)2c. Os encontros resultaram ainda na criação da Rede de Inovação, Cooperação e Interação no Ensino Superior (Ricies), que vem trabalhando para o desenvolvimento dos módulos que serão ofertados futuramente aos docentes da UTFPR.

Uma das oficinas ministradas nestes encontros é a Design de Cursos Baseado por Competência e, ela fez tanto sucesso, que a equipe da Prograd aumentou também para mais um dia a duração do Fórum das Disciplinas do Núcleo Básico dos Bacharelados da UTFPR (Forbas).

Os últimos encontros foram realizados em setembro e outubro. Nestes eventos, foram discutidos módulos do curso de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR (PD)2i e (PP)2C e a discussão dos trabalhos da Construção de Currículo numa Abordagem por Competências.

A última edição da oficina Design de Cursos Baseado por Competência aconteceu entre os dias 25 e 26 de outubro no Câmpus Curitiba. Segundo o pró-reitor de Graduação da UTFPR, Luis Maurício Resende, o objetivo é "conceber a estrutura de um projeto pedagógico de curso a partir das competências desejadas no egresso".

Ao todo, a oficina contou com a participação de 60 servidores, entre professores e técnicos-administrativos da área de educação. "A proposta é que a mesma oficina seja estendida para os demais cursos de graduação da UTFPR ao longo de 2019", completa Mendes.

Você sabia que a UTFPR é pioneira na formação de professores?

A Universidade Tecnológica foi a pioneira na oferta de cursos de formação pedagógica de professores. Tudo começou com o programa Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), em 1946. O CBAI era um programa de cooperação educacional para a formação de docentes para o ensino industrial, formado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.  A UTFPR, denominada então de Escola Técnica de Curitiba (ETC), foi a primeira instituição a enviar aos Estados Unidos uma equipe, em 1957, para receber o treinamento.  Estes professores foram os responsáveis por aplicar este treinamento nos programas e cursos desta área na Instituição.

Com este programa, teve início, além do processo de formação pedagógica, o de internacionalização da Universidade, já que partia de um convênio com os Estados Unidos.

Na década de 80, os cursos de formação de professores passaram a ser denominados de Esquema I e Esquema II, sendo o primeiro para portadores do diploma de grau superior e o II destinado aos de diploma de técnico de nível médio. Os dois também mantinham o mesmo princípio de levar a formação pedagógica aos participantes.