Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > UTFPR participa da Conferência da Educação Superior na Argentina

Notícias

UTFPR participa da Conferência da Educação Superior na Argentina

CRES 2018

publicado: 12/06/2018 10h50 última modificação: 12/06/2018 10h50

A UTFPR e outras cerca de 30 universidades federais brasileiras estão participando da III Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018). O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho, na cidade de Córdoba, na Argentina. Pela UTFPR, estão participando a vice-reitora Vanessa Ishikawa, o diretor-geral do Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, e o diretor-geral do Câmpus Ponta Grossa, Antonio Augusto de Paula Xavier.

As instituições irão debater o atual cenário da Educação Superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década, levando em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda Educação 2030 da Unesco. O evento celebrará ainda o centenário da Reforma Universitária.

No mês de maio, os reitores das universidades federais brasileiras enviaram uma proposta da Educação Superior brasileira para a CRES. O documento foi produzido em conjunto pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  

A conferência será composta por uma série de debates, com fóruns e eventos sobre o contexto atual do Ensino Superior, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, bem como as melhorias e realizações desejadas. Além disso, grupos de trabalho devem apresentar propostas que visem alcançar, nos próximos 10 anos, objetivos de desenvolvimento sustentável e as definições da Agenda 2030 da Unesco.

As conclusões alcançadas na CRES 2018 integrarão a Declaração e o Plano de Ação que os países da América Latina e do Caribe irão apresentar à Conferência Mundial sobre Educação Superior, em 2019 na sede da Unesco, na França.