Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Câmpus Santa Helena assina Carta de Intenções do PronaSolos

Câmpus Santa Helena assina Carta de Intenções do PronaSolos

Solo brasileiro

publicado: 30/05/2018 17h20 última modificação: 30/05/2018 17h26

O Câmpus Santa Helena acaba de assinar a Carta de Intenções do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos). Com a assinatura, a UTFPR entra para o rol das mais de 20 instituições brasileiras que já confirmaram a participação no programa coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com duração mínima prevista de 30 anos, o PronaSolos deve receber investimentos de R$ 740 milhões já nos seus 10 primeiros anos.

O PronaSolos tem como meta atualizar as informações sobre o solo em todo o território nacional. As novas informações serão produzidas em diferentes graus de detalhamento, conforme as necessidade regionais, a partir de atividades de investigação de campo, análises laboratoriais, modelagem computacional e interpretação dos dados. Um sistema nacional de informação sobre o solo deverá ser construído para disponibilizar essas informações aos usuários, para, por exemplo, subsidiar políticas públicas e gestão territorial e apoiar decisões de concessão de crédito agrícola.

Segundo Alessandro Samuel-Rosa, professor do Câmpus Santa Helena e pesquisador na área de pedometria e mapeamento digital do solo, esta é uma oportunidade única para a UTFPR contribuir na resolução de questões nacionais relacionadas à agricultura e ao ambiente. "O Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo terá papel central nessa empreitada”, afirma. Para o diretor-geral do câmpus e representante da UTFPR no PronaSolos Carlos Alberto Mucelin, a assinatura da Carta de Intenções coloca a UTFPR no cenário nacional como um dos agentes partícipes da pesquisa na área de solos. "Esta é uma das áreas de atuação do curso de Agronomia, que está previsto para iniciar suas atividades letivas no segundo semestre de 2018 no Câmpus Santa Helena”, conta o gestor.

Dentre as instituições públicas participantes do PronaSolos estão o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Paraná, também participam do PronaSolos o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Itaipu Binacional, as secretarias de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).