Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > UTFPR realiza Painel sobre a Política de Inovação no dia 14
conteúdo

Notícias

UTFPR realiza Painel sobre a Política de Inovação no dia 14

Diretrizes

publicado: 08/05/2019 10h54 última modificação: 10/05/2019 17h31
Exibir carrossel de imagens Miniauditório do Câmpus Curitiba - foto: Decom

Miniauditório do Câmpus Curitiba - foto: Decom

Acontece o Painel sobre a Política de Inovação da UTFPR no miniauditório do Câmpus Curitiba no dia 14, às 16h. O evento visa discute as diretrizes do processo de inovação na Instituição, com base no novo Marco Legal da Inovação no Brasil.

A programação conta com a participação de Adriana Martins, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Alvaro Abarckerli, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Alvaro Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Leopoldo Muraro, da Advocacia-Geral da União (AGU).

O Painel será transmitido para todos os câmpus, via Canal de Transmissões

Confira o resumo do currículo dos convidados a seguir:

 

Adriana Regina Martin
Tem bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também possui mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSCar), doutorado sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, pós-doutorado em Inovação Tecnológica (UFSCar), pós-graduação em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi professora em seis instituições de ensino. Foi gerente na Huntsman Química Brasil e A.Schulman. Atuou no Centro Tecnológico da Marinha, na Startup Orbys e na Brasil Foods (BRF). Foi consultora ad hoc no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Comitê de Auxílio Técnico dos Setores Transversais, na Lei do Bem e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente é diretora do Departamento de Apoio a Inovação da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (MCTIC) e professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (UnB). É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Serviço Nacional de Amprendizagem Industrial (Senai) e do Fundo de Pesquisa da Universidade Mackenzie/SP.

Álvaro Prata
Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Engenharia Mecânica (UFSC) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. É pesquisador nível 1A no CNPq. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (UFSC) e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60 aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional. Foi reitor da UFSC e ocupou a Vice-Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Secretário Executivo do MCTIC. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Álvaro Jose Abackerli
Graduado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Prosseguiu na carreira acadêmica com pós-doutorados realizados no National Physical Laboratory (NPL - Inglaterra) e no National Institute of Standards and Technology (NIST – Estados Unidos). Atuou 19 anos como professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) onde atuou como Diretor de Operações e Negócios e líder de unidades técnicas nas áreas de Metrologia e Bionanomanufatura. Atualmente é assessor técnico da diretoria de operações da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Gesildo Amarante Segundo
Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Física e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). . É coordenador de transferência de tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC, representante das Instituições de Ciência e Tecnologia da Bahia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia e diretor técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Leopoldo Muraro
Procurador-Chefe do CNPq. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Possui MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialização em Direito Público e Graduação em Direito (UnB). Coordena o Fórum de Procuradores-chefes na temática Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Procuradoria Geral Federal (PGF), tendo sido um de seus idealizadores e fundadores. É membro da Comissão Permanente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Consultoria-Geral da União e coordenador a Câmara Provisória de CT&I da PGF. Exerceu cargos na Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Procuradoria-Regional Federal da 1ª região, da Procuradoria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e foi membro da Câmara de Convênios e Demais Ajustes Congêneres da PGF. Atuou anteriormente na Polícia Federal. É professor de Pós-Graduação na área de Gestão de Segurança Pública na Unyleya.