Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > ExpoSH
conteúdo

Notícias

ExpoSH

Curso de Agronomia, em parceria com a EMATER Paraná, participa da realização da 1° Feira de Sabores durante a Expo Santa Helena 2019
publicado: 09/07/2019 16h22 última modificação: 09/07/2019 18h17

Nos dias 23 a 24 de maio de 2019 ocorreu a 52° Expo Santa Helena, festividade comemorativa em alusão ao aniversário do município. Além da programação de shows, exposições e gastronomia, a Expo Santa Helena 2019 teve uma nova atração neste ano, a 1° Feira de Sabores. A Feira, que contou com mais de 20 agroindústrias familiares, 17 das quais do município de Santa Helena, foi organizada pela EMATER Paraná e conjunto de organizações do município.

O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena foi parceiro dessa atividade, atuando principalmente no levantamento de dados dos visitantes da feira para avaliação e planejamento das próximas edições. Isso foi possível graças à distribuição de questionário aos visitantes que, se preenchido, dava direito a concorrer a uma Cesta de Sabores patrocinada pelos feirantes.

Durante os quatro dias de Feira de Sabores foram comercializados mais de R$ 27.000,00 em produtos das agroindústrias familiares. Foram contabilizadas 1163 pessoas que adquiriram algum produto e participaram do sorteio, número subestimado, uma vez que alguns consumidores não participaram do sorteio. Das 926 pessoas que colaboraram com a avaliação da Feira de Sabores, 98,3% afirmam que indicariam a Feira de Sabores para outras pessoas e 99,1% indicam que gostariam de ver a Feira de Sabores no próximo ano durante a Expo Santa Helena 2020.

Além desses resultados positivos, foi registrada diversidade de elogios à iniciativa, os quais reconhecem a qualidade dos produtos oferecidos, da apresentação do espaço, da organização, do bom atendimento e do reconhecimento à cultura do município e da região, na medida em que são comercializados itens que fazem parte dos hábitos alimentares tradicionais da população santa-helenense e regional.

Entre as principais recomendações dos consumidores para a realização da Feira de Sabores no próximo ano estão:

  • assegurar a realização da feira no próximo ano,
  • ampliar o espaço para apresentação dos produtos e para circulação do público,
  • oferecer mais produtos do gênero colonial/artesanal,
  • avaliar a possibilidade de um café colonial, e
  • repensar a localização para ambiente mais central.

É importante salientar que durante os dias de feira o público visitante abrangeu diferentes municípios e estados. Foi possível constatar a presença de visitantes de diferentes estados, entre eles Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Majoritariamente o público da Feira de Sabores é de Santa Helena, contabilizando 82,7% dos visitantes, ou seja, 962 pessoas que adquiriram algum produto e participaram do sorteio. Mesmo assim, a proporção de visitantes de fora do Paraná é relevante, 17,3%, evidenciando importante espaço de trocas e interações que a Expo Santa Helena proporciona.

Os dados foram levantados pela  Profa. Dra. Alessandra Matte, com apoio do estudante Julio Matheus Ramos Pereira, aluno do segundo período do curso de Agronomia