Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Comemoração

Comemoração

UTFPR comemora 110 anos com atividades no Câmpus Santa Helena
publicado: 25/09/2019 16h17 última modificação: 25/09/2019 16h17

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza eventos em 13 cidades do estado para celebrar o aniversário da Instituição, que completou 110 anos na última segunda-feira (23).

A UTFPR iniciou como Escola de Aprendizes Artífices para ensinar os ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria para meninos de baixa renda, em 23 de setembro de 1909. Em 1937, passou a ofertar o ensino do 1º grau e, em 1942, a integrar a rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1978, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Assim, começou a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Em 7 de outubro de 2005, a Instituição foi transformada na primeira Universidade Tecnológica do Brasil.

Como atividades comemorativas dos 110 anos de Instituição, na tarde do dia 23 de setembro, o Câmpus Santa Helena realizou o plantio simbólico da Árvore dos 110 Anos, que prestigiado pela comunidade interna e externa. A muda escolhida para o plantio foi o Jatobá, Hymenaea courbaril, uma doação da Itaipu Binacional. Com significados sagrados e místicos para os povos indígenas, a árvore possui grande identidade com a flora nacional, além de trazer características como grandeza, nobreza e resiliência; todos atributos que justificam sua escolha como árvore símbolo dos 110 Anos da UTFPR.

O ato do plantio, em representação do trabalho repartido que sustenta a UTFPR, foi feito conjuntamente pelo diretor-geral do Câmpus, Carlos Alberto Mucelin, pela docente Alessandra Matte, pelo servidor Ricardo Pereira dos Santos, e pelo discente Guilherme Feier Huff.

Na sequência, um bolo, de aproximadamente 20 kg e custeado de modo colaborativo e voluntário pelos servidores, foi servido, oportunizando a confraternização entre discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados.

Já na noite de 24 de setembro, foi realizado o lançamento do novo vídeo institucional, no restaurante universitário, com a presença da comunidade interna. Para visualizar o vídeo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=IHfnUrJh3uA&feature=youtu.be

As atividades comemorativas perdurarão até o final do mês de setembro. Participe!