Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Comunicado
conteúdo

Notícias

Comunicado

Ordem de serviço estabelece orientações para Servidores no período de suspensão
publicado: 20/03/2020 18h04 última modificação: 20/03/2020 18h04
Fachada do Câmpus Santa Helena

Fachada do Câmpus Santa Helena

Nesta quarta-feira (18), a UTFPR publicou a Ordem de Serviço 1/2020 para estabelecer orientações durante o período de suspensão de aulas, como forma de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (Covid-19). No documento, constam diferentes diretrizes voltadas para alunos, funcionários de empresas, participantes dos programas de empreendedorismo e, principalmente, servidores.

Os diretores-gerais dos câmpus poderão estabelecer outras medidas preventivas que entenderem pertinentes e necessárias, de acordo com a situação vivenciada na respectiva localidade. Além disso, casos omissos deverão ser definidos pela Reitoria em conjunto com o Comitê Gestor Local.

Confira a seguir as determinações repassadas para Docentes e Técnicos-administrativos.
Acesso Eventos, Reuniões e Viagens | Ensino, Pesquisa e Extensão | Questões administrativas

Acesso

Acesso à UTFPR
A partir de sábado (21), apenas será permitido acesso mediante a apresentação de crachá ou identidade funcional.

Ambientes internos nos câmpus e na Reitoria
As janelas deverão ser mantidas abertas em todos os ambientes. Também deverão ser disponibilizados álcool em gel 70% em locais de maior circulação de pessoas. Além disso, a frequência de limpeza deverá ser intensificada nas salas, banheiros, elevadores, corrimãos, maçanetas e demais pontos com possibilidade de contaminação.

Atividade remota para pessoas em grupos de risco
Recomenda-se a realização de atividades em regime remoto, durante o estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Covid-19, para os servidores que:
a) tenham 60 anos ou mais;
b) sejam imunodeficientes ou que tenham doenças preexistentes crônicas ou graves;
c) sejam responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por Covid-19, desde que haja coabitação;
d) sejam gestantes ou lactantes;
e) tenham doenças já diagnosticadas que se enquadrem em grupos de risco, conforme definições do ministério da saúde/OMS;
f) coabitem com pessoas que se enquadrem em grupos de risco, conforme definições do ministério da saúde/OMS.

Bebedouros
Os bebedouros deverão ser temporariamente inativados.

Isolamento
Com ou sem sintomas, servidores que retornaram há duas semanas de locais nacionais ou internacionais em que há epidemia comprovada pelo Covid-19 deverão permanecer em regime remoto.
Da mesma forma, deverão fazer trabalho externo: aqueles que entraram em contato direto com casos confirmados, prováveis e suspeitos; ou ainda que tiverem sintomas compatíveis com o coronavírus, ainda que leves e sem comprovação.

Laboratórios de Pesquisa
O uso dos laboratórios de pesquisa é permitido, desde que não ultrapasse o limite de 10 pessoas reunidas em um mesmo ambiente.


Eventos, Reuniões e Viagens

Eventos e Formaturas
Haverá a suspensão temporária de eventos e formaturas, independentemente do número de participantes. Aqueles que precisarem colar grau deverão solicitar formatura em gabinete, com a presença de até 10 pessoas.

Reuniões
Estão suspensas nos próximos 30 dias: oficinas, grupos de trabalho e reuniões que envolvam deslocamento entre câmpus. Após esse período, a situação será reavaliada.
Apenas estão permitidas reuniões no âmbito do câmpus até 10 pessoas em local arejado. Fica facultada às chefias a convocação para encontros remotos, que devem ser priorizados junto a outros meios eletrônicos.

Viagens
Estão suspensas todas as viagens internacionais e nacionais de servidores e alunos a serviço da UTFPR, até que a situação se normalize.


Ensino, Pesquisa e Extensão

Aulas
Desde a segunda-feira (16), todos os alunos passaram automaticamente para o regime de “Atividades Acompanhadas”, não sendo permitidas avaliações neste período. Já as aulas práticas estarão suspensas, contando com a reposição posterior.
Assim, os docentes contam com as ferramentas disponibilizadas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirgti), para viabilizar a realização das atividades de modo remoto. São elas: MoodleNuvemSistemas CorporativosG Suite for Education, as salas da RNP e serviços da Microsoft

Bancas de Graduação, Estágio e Lato/Stricto Sensu
Apenas serão permitidas bancas com até 10 pessoas, em ambiente arejado, com a possibilidade de participação remota. A critério do orientador e demais membros da banca, a defesa poderá ser postergada.

Outras atividades
Apenas estará autorizado o acesso ao câmpus para alunos que precisem dar continuidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que não configurem aulas presenciais. Neste caso, deve ser respeitado o limite de até 10 pessoas em ambiente arejado.
Os cursos de extensão e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) poderão ter as datas reprogramadas ou ministradas a distância. Outras atividades de extensão, incluindo os projetos tecnológicos em desenvolvimento no contexto de convênios e contratos, deverão ter suas ações replanejadas, priorizando o trabalho remoto e evitando a atuação presencial.
Além disso, ficarão suspensas as atividades esportivas e culturais, independentemente do número de participantes.
Já as de monitoria deverão ser realizadas remotamente, com o apoio aos trabalhos não presenciais dos alunos, sendo preservado o respectivo pagamento.

Novas orientações
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) irão disponibilizar aos professores orientações complementares para preenchimento dos diários de classe neste período.


Questões Administrativas

Atendimento presencial
Já o atendimento presencial deverá ser, prioritariamente, das 10h às 16h, com agendamento prévio por e-mail. O intuito é evitar deslocamentos em horários de pico, por meio da adoção de sistemas de rodízio e plantão, além de escalas de serviço com a melhor distribuição física de servidores no local. A ideia é evitar a concentração e a proximidade de pessoas no ambiente.

Atividade remota e Ficha de frequência
A prioridade deverá ser para o regime de trabalho remoto, especialmente para aqueles servidores que utilizam transporte público. Neste caso, as atividades e metas deverão ser definidas pela chefia imediata.
Durante esse período, o servidor registrará o termo "Trabalho Externo” na ficha de frequência.

Bibliotecas
O Sistema de Bibliotecas da UTFPR permanecerá em regime de trabalho diferenciado, ficando mantidas apenas as atividades de empréstimo, devolução e uso de computadores até o dia 19 de março, com o devido o controle de fluxo de pessoas no ambiente (respeitando o limite de até 10 pessoas). Após esta data, haverá somente trabalho interno.

Conselhos Deliberativos
As reuniões serão realizadas por meio de webconferência.

Departamentos de Registro Acadêmico (Derac/Secretaria), de Educação (Deped), Núcleos de Ensino e de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuens e Nuape)
Os requerimentos deverão ser realizados somente por e-mail. Não haverá atendimento presencial para a comunidade.

Editais
Serão mantidos apenas processos e etapas dos editais que independam da interação presencial.

Estagiários
O trabalho dos estagiários deverá ser realizado, de preferência, de modo remoto, a critério da chefia imediata. Durante esse período, deverá ser registrada a expressão “trabalho externo” na ficha de frequência.

 Restaurantes Universitários (RUs), cantinas e fotocopiadoras
O funcionamento dos RUs, cantinas e fotocopiadoras deverão ser encerrados até o dia 20 de março. 
Em relação aos contratos, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) deverá passar as orientações.

Terceirizados, gestores e fiscais de contratos de prestação de serviço
Esse público deverá notificar as empresas contratadas para que adotem todos os meios necessários para conscientizar seus funcionários sobre os riscos do Covid-19. Em caso de omissão que resulte em prejuízo à UTFPR, as mesmas estão passíveis de responsabilização.