Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Pesquisa
conteúdo

Notícias

Pesquisa

Discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Santa Helena da UTFPR recebem prêmio no maior evento de Controle Biológico da América Latina
publicado: 22/08/2019 16h53 última modificação: 22/08/2019 16h53
Discentes e docentes premiados

Discentes e docentes premiados

A comitiva (2 docentes e 6 discentes) do Câmpus Santa Helena da UTFPR retornou do 16° Simpósio de Controle Biológico – SICONBIOL cheia de motivos para comemorar. O evento ocorreu entre os dias 11 a 15 de agosto, e nesta edição foi realizado na cidade de Londrina-PR, tendo em torno de 800 participantes. Dentre os mais de 450 trabalhos apresentados no evento, a discente Katiane Pompermayer, orientada pela Profa. Dra. Dejane Santos Alves, recebeu premiação dentre os melhores trabalhos apresentados na modalidade pôster. Já o discente Rafael Freire Miguel, orientado do Prof. Dr. Daian G. P. de Oliveira, teve seu trabalho premiado na modalidade de apresentação oral. Cabe ainda ressaltar que a discente Aline Aparecida de Chaves, orientada do Prof. Daian, também teve seu trabalho selecionado para concorrer na modalidade pôster.

Para o prof. Daian, “além de ser gratificante, poder ver os alunos conquistando premiações num evento tão importante é uma prova que a UTFPR Câmpus Santa Helena está no caminho certo para consolidar a pesquisa e oportunizar aos discentes uma sólida iniciação científica, mesmo em tempos tão difíceis para ciência no país”. A profa. Dejane disse “que se sente muito feliz em ter esse reconhecimento, principalmente desenvolvendo atividades de pesquisa com poucos recursos financeiros”. Salienta ainda que, muitas das vezes, faz-se necessário arcar com os custos da pesquisa usando o dinheiro de seu próprio salário.

A discente Katiane disse que “não é possível mensurar a satisfação pelo reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo há pouco mais de um ano, juntamente com meu grupo de pesquisa na Instituição. E mesmo acreditando na importância econômica, social e ecológica da pesquisa que vem realizando, o nível dos trabalhos apresentados era simplesmente fantástico. A premiação nos inspira a trabalhar ainda mais na busca de resultados promissores que contribuam para o controle de pragas nos diferentes seguimentos”. O discente Rafael disse que: “ficou muito feliz com a premiação, por poder representar seus colegas de laboratório e a instituição no evento”. E que o prêmio “mostra o quanto é importante os recursos de fomento à participação discente em evento, pois se não tivesse recebido recursos de apoio pelo edital, não poderia ter participado do Simpósio”.

TRABALHOS PREMIADOS:

Toxicidade de óleos essenciais provenientes de anonáceas para Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae)

Autores: Katiane Pomepermayer; Beatriz O. S. Gomes; Murilo S. Oliveira; Jociane Ascari; Dejane S. Alves.

Ação de Contato e Residual In Vitro de Tratamentos Não-químicos Contra o Ácaro-vermelho Dermanyssus gallinae (De Geer, 1778) (Mesostigmata: Dermanyssidae)

Autores: Rafael F. Miguel; Erick Ribeiro; Luis F.A. Alves; Daian G.P. Oliveira.