Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > EXTENSÃO

EXTENSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO DA UTFPR PROMOVE DEBATES SOBRE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E A CONDIÇÃO ATUAL DOS INDÍGENAS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
publicado: 05/06/2019 19h51 última modificação: 05/06/2019 20h25

O projeto de extensão intitulado “É papo de cinema! UTFPR – Cinediversidade, Educação, Diversão e Formação”, que é coordenado pela Professora Dra. Maristela Rosso Walker, tem como meta promover e subsidiar o acesso a reflexões, discussões e debates de um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, sobre temas relacionados à DIVERSIDADE social, racial, étnica, sexual, cultural, educacional entre os acadêmicos, servidores da UTFPR e a comunidade em geral.

No último dia 22 de maio, quarta-feira, em atenção à campanha “maio amarelo”, o projeto realizou uma discussão sobre comportamento no trânsito com os estudantes dos sextos anos da Escola Estadual Graciliano Ramos, a partir da exibição do curta de animação “Pateta no Trânsito”. A conversa animada foi conduzida pela Pedagoga Fabiana Buhrer Novak, pela Psicóloga Débora Luana Crestani Theodoro e pela Técnica em Assuntos Educacionais Cássia Peres Martins, servidoras da UTFPR.

No dia 30 de abril do corrente ano, o projeto promoveu debate sobre as antigas aldeias indígenas situadas às margens do Rio Paraná que perderam território com o advento do lago de Itaipu, a partir da exibição do documentário "Sem Tekohá não há Teko - 'Sem Terra não há Cultura'”. O debate foi mediado pela Professora Patrícia Pires e contou com o depoimento do jovem indígena, estudante da UNILA, Gilmar Tupã Re Sapy Chamorro.

A próxima edição do Cine diversidade será comemorativa referente ao dia dos namorados, está programada para o próximo dia 13 de junho. O publico poderá escolher entre os Filmes Moulin Rouge (Amor em Vermelho) e Shakespeare Apaixonado, votando na página do Projeto em Rede Social: https://www.facebook.com/cinediversidadeutfprsh/.