Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Aniversário do câmpus

Aniversário do câmpus

UTFPR completa 12 anos em Toledo
publicado: 05/02/2019 14h55 última modificação: 05/02/2019 15h56

Há doze anos, no dia 05 de fevereiro de 2007, o câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi inaugurado.

Inicialmente, o câmpus Toledo estava localizado em um espaço provisório, no prédio da antiga Fundação Educacional de Toledo (FUNET) e ofertava o curso em Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Gastronomia. Naquele mesmo ano, no mês de agosto, também abriu a graduação em Tecnologia em Processos Químicos. Em 2009, a instituição disponibilizou mais dois cursos: o Técnico Integrado em Informática e a graduação em Engenharia Industrial Elétrica.

Em pouco tempo, o câmpus conquistou o seu próprio espaço e, em julho de 2010, foi inaugurada sua sede que está localizada na Rua Cristo Rei, nº 19, Vila Becker. Nessa época, somente contemplava um bloco construído, que abrigava salas de aula, laboratórios e setores administrativos. Nesse mesmo ano, em agosto de 2010, iniciou o curso de Engenharia Civil. Já no ano seguinte, em agosto de 2011, teve início o curso de Licenciatura em Matemática. Em janeiro de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e, em janeiro de 2015, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Computação.

Desde então, a instituição ampliou a sua estrutura física e, atualmente, possui três blocos – com salas de aula e laboratórios – restaurante universitário, biblioteca, ginásio de esportes e estacionamento, com uma área total de 59.721,80 m² para atender 1.589 acadêmicos de graduação, formação pedagógica e pós-graduação.

Além do espaço físico, o câmpus também ampliou o número de cursos. Não há mais a oferta dos técnicos integrados ao ensino médio, assim como a graduação em Engenharia Industrial Elétrica que migrou para Engenharia Eletrônica. Entretanto, no decorrer desses anos,  abriu outros cursos de graduação, os quais continuam em andamento, sendo eles: Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Engenharia Eletrônica, já citada anteriormente. Também oferta a Formação Pedagógica que habilita portadores de diploma de nível superior para o exercício do magistério (PROFOP).

Neste momento, há somente uma pós-graduação lato sensu em andamento, a 'Especialização em Análise Instrumental', que atende, exclusivamente, funcionários da Empresa Farmacêutica Prati Donaduzzi; porém, neste início de ano, foram abertas mais duas especializações, as quais estão com as inscrições abertas, a especialização em 'Arquitetura e Tecnologia da Construção' e a especialização em 'Redes de Computadores'.

Além do Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos, criado no ano de 2015, foram aprovados dois novos cursos de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional em Matemática e o Mestrado Profissional em Tecnologias em Biociências, que funcionará nas dependências do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK).

Como é possível observar, nestes 12 anos de existência, o câmpus Toledo da UTFPR obteve grande êxito em sua missão, que é "promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico".

Para o Diretor Geral, Rodolfo Eduardo Vertuan, "ao logo desses anos, o câmpus sempre ofereceu uma educação de qualidade, com base no ensino, na pesquisa e na extensão. Mais um aniversário simboliza a consolidação de uma grande universidade Tecnológica na Região Oeste do Paraná e denota o comprometimento de seus servidores e colaboradores para o desenvolvimento da nação."