Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > CALEM

INSTRUÇÕES GERAIS PARA MATRÍCULA
1º SEMESTRE DE 2020

INÍCIO DAS AULAS: 05 de MARÇO de 2020

► Segundo o Artigo 6⁰ do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas da UTFPR, poderão ingressar no CALEM: alunos regularmente matriculados nos cursos de Graduação da UTFPR, e que não se encontrem no semestre letivo de ingresso na instituição; alunos regulares matriculados nos programas de Pós-graduação Stricto-Sensu da UTFPR; servidores da UTFPR.

► Para fazer o requerimento, acesse o Portal do Aluno com seu login e senha, e clique na aba “matrícula CALEM”. O requerimento de matrícula somente estará concluído com a mensagem “inscrição efetuada com sucesso”.

► O valor do semestre para os alunos não isentos é de R$100,00 (cem reais).

►Horários das turmas do CALEM – UTFPR - Câmpus Toledo - 1º semestre/2020

• Inglês 2:  3ª e 5ª feira 13h50 – 15h30 Sala U-03
  • Inglês 3:  3ª e 5ª feira 17h30 – 19h10 Sala U-03
  • Inglês 4:  3ª e 5ª feira 15h50 – 17h30 Sala U-03

PARA ALUNOS REGULARES DO CALEM E PARA ALUNOS E SERVIDORES DA UTFPR QUE FIZERAM O TESTE DE NIVELAMENTO EM ANOS ANTERIORES

Passo 1 – Preencher o requerimento de matrícula no sistema a partir das 9h do dia 14/02 até às 18h do dia 16/02.

Passo 2 – Se conseguir vaga na turma, a rubrica “classificado” aparecerá no dia 17/02 e o candidato poderá efetuar o pagamento da matrícula entre os dias 17/02 e 19/02. O candidato deverá gerar a Guia de recolhimento da União (GRU) acessando o link abaixo: https://utfws.utfpr.edu.br/gestaop00/sistema/mpgrusimples.inicio
Obs.: Selecione “Toledo – CALEM”, preencha corretamente os dados solicitados, imprima e efetue o pagamento no Banco do Brasil. O vencimento da GRU deverá ser no dia 19/02. Haverá isenção de taxa de matrícula para: alunos que tiveram auxílio estudantil em 2019/2; alunos que participaram da Monitoria Voluntária em 2019/2; servidores.

Passo 3 – Não isentos: Pagar o boleto até o dia do vencimento. Após o pagamento da GRU o comprovante deverá ser escaneado e enviado até o dia 20/02 para o e-mail: calem-td@utfpr.edu.br O pagamento da taxa gera a confirmação da matrícula. O aluno que não pagar o boleto até a data de vencimento e não enviar o comprovante por e-mail será considerado DESISTENTE. Não haverá devolução da taxa de matrícula em caso de desistência do aluno.
Isentos: Alunos que tiveram auxílio estudantil ou que participaram da Monitoria Voluntária em 2019/2 e servidores são isentos da taxa de matrícula.

PARA ALUNOS E SERVIDORES QUE QUEIRAM FAZER O TESTE DE NIVELAMENTO E INGRESSAR NO 2⁰ PERÍODO (INGLÊS 2), NO 3⁰ PERÍODO (INGLÊS 3) OU NO 4⁰ PERÍODO (INGLÊS 4) EM CASO DE VAGAS REMANESCENTES

► O teste de nivelamento destina-se àqueles alunos e servidores que já possuem conhecimento de língua inglesa e que pretendem se inscrever nas turmas de Inglês 2, 3 ou 4 oferecidas pelo CALEM. A turma do Inglês 2 será ofertada nas terças e quintas, das 13h50 às 15h30. A turma do Inglês 3 será ofertada nas terças e quintas, das 17h30 as 19h10. A turma do Inglês 4 será ofertada nas terças e quintas, das 15h50 as 17h30.

► A inscrição para o teste de nivelamento deverá ser feita via e-mail até o dia 29 de fevereiro de 2020. Para fazer o requerimento, envie um e-mail para calem-td@utfpr.edu.br, com o assunto “Teste de nivelamento CALEM” e no corpo do e-mail informe seu nome completo e telefone para contato. Se aluno, informe seu curso, período e R.A. Se servidor, informe sua lotação e seu ramal.

► O teste de nivelamento é composto por uma avaliação escrita e uma avaliação oral que determinarão em que nível o candidato estará apto a ingressar. A lista de conteúdos para a realização da prova está no Anexo 1.
► Data do Teste de Nivelamento: terça-feira, 3 de março, às 15h50, na sala 03 do Bloco U.

► A lista dos candidatos com o nível para o qual foram aprovados será divulgada no dia 4 de março de 2020 via e-mail e no site do Câmpus. Informações sobre o processo de matrícula para aqueles que poderão ingressar no Inglês 2, 3 ou 4 serão disponibilizadas juntamente com o resultado do Teste de Nivelamento.

ATENÇÃO: A aprovação em um determinado nível no Teste de Nivelamento não é garantia de vaga no curso pretendido.

Toledo, 12 de fevereiro de 2020.

SIMONE FRANCESCON CITTOLIN
Responsável pelo CALEM no Câmpus Toledo

UTFPR - Câmpus Toledo
Rua Cristo Rei, 19
85902-490 – Toledo – Paraná - Brasil

ANEXO 1

CONTEÚDO PARA TESTE DE NIVELAMENTO – CALEM

1. Verb to be (Simple Present and Past)
2. Simple Present, Wh- questions.
3. Simple past: regular and irregular verbs.
4. Present Continuous.
5. Future with “going to” and “will”
6. Present Continuous as Future
7. Conditional.
8. Present Perfect + yet, alrealy, ever and never.
9. CAN for abilities.
10. COULD / SHOULD / MUST
11. Possessive adjectives.
12. Adverbs of frequency.
13. Adjectives.
14. Plural of nouns.
15. Prepositions of time.
16. Object pronouns.
17. Countries and nationalities.
18. Numbers.
19. Personal information.
20. Jobs.
21. Family.
22. Common objects.
23. Time words and expressions.
24. Free time activities.
25. Daily routine.
26. Past time expressions.
27. Countable and Uncountable Nouns.
28. Comparative adjectives.
29. Superlative adjectives.
30. Adverbs.
31. Prepositions of place.
32. The weather.