Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > EXTENSÃO

EXTENSÃO

Dois projetos do curso de Engenharia Eletrônica foram contemplados com bolsas
publicado: 09/09/2020 17h17 última modificação: 10/09/2020 13h59
Exibir carrossel de imagens Fotos da primeira edição do curso de robótica em parceria com Centro da Juventude

O projeto 'Robot Arena' ficou classificado na 3ª posição do Edital 02/2020 da PROREC, que avaliou 374 projetos de extensão de todos os 13 (treze) câmpus da UTFPR.

Com esse resultado, o projeto recebeu uma bolsa de extensão para um dos alunos participantes.

O propósito do projeto é fomentar o interesse pela engenharia entre jovens e crianças da região por meio da oferta de cursos e oficinas de robóticas e da realização de eventos de competição, assim como estimular os acadêmicos dos cursos de engenharia para a realização de pesquisa e para o desenvolvimento de robôs.

Os acadêmicos, participantes desse projeto, integram a equipe de robótica Hefestus da UTFPR de Toledo, grupo, o qual já competiu em eventos de robótica nacionais, como a IronCup.

O grupo é formado por alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação e Tecnologia de Sistemas para Internet, sendo eles: Afonso H. F. Balcazar, Augusto Cesar Becker, Eloí Lucas A. Gomes, Gabriel Fernando Ferrazoli, Guilherme Poleto, Lucas Freitas dos Santos, Nivea Neres Ferreira De Jesus e Rafael Farias Meneses. Também participam do projeto os professores Fabio Rizental Coutinho e Marcos Roberto Bombacini.

Outro projeto – Introdução à Eletrônica para Alunos do Ensino Básico –, classificado em 17ª posição neste mesmo edital,  também recebeu uma bolsa de extensão para um dos alunos participantes da equipe.

Esse projeto visa oferecer aos alunos do ensino médio e fundamental noções básicas de eletrônica e programação, com o propósito de despertar o interesse pela Engenharia Eletrônica, assim como divulgar o curso de graduação e a UTFPR.

O projeto possui parceria com a prefeitura municipal de Toledo, por meio do Centro da Juventude, para ofertar cursos de eletrônica para jovens, como a Maria Caroline Cordeiro, o Eloí Lucas Amendola Gomes e o Gustavo Henrique Paese Heinzen.