Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > EXTENSÃO
conteúdo

Notícias

EXTENSÃO

Embrapa fornece mudas de árvores frutíferas para plantio no câmpus Toledo. Projeto 'Pomar da Tecnológica' é um dos contemplados em 2020.
publicado: 21/12/2020 08h34 última modificação: 21/12/2020 08h46

No dia 08 de dezembro, os servidores Marcelo da Silva Fernandes e Renato Eising estiveram na Estação Experimental Cascata, da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), para retirada de dois Quintais Orgânicos de Frutas, que serão implantados junto ao projeto de extensão 'Pomar da Tecnológica', desenvolvido no câmpus Toledo da UTFPR.

No ano de 2019, o professor Renato Eising, coordenador do projeto de extensão 'Pomar da Tecnológica', inscreveu a UTFPR - Câmpus Toledo no Projeto 'Quintais Orgânicos', da Embrapa Clima Temperado, tendo a grata satisfação de ser contemplado com dois quintais, para o ano de 2020.

Cada quintal conta com um conjunto de 20 espécies frutíferas e ainda três variedades de batata doce, uma de milho, uma de feijão, uma espécie de forrageira e 12 espécies medicinais, todas selecionadas em função de suas características nutricionais e funcionais.

Para o professor Renato, “é uma grande alegria e honra receber os quintais, que ajudarão a formar o pomar do câmpus mais rapidamente, bem como poder contar com o suporte e acompanhamento do Projeto Quintais para a implantação e desenvolvimento do projeto”. As cerca de 200 mudas de frutíferas serão plantadas em nossa universidade, em um espaço destinado ao pomar.

O projeto, além de trazer para perto da comunidade acadêmica o contato com grande variedade de espécies frutíferas e orientações sobre o cultivo e manejo adequado dessas plantas, poderá gerar outras parcerias e pesquisas no futuro.

 

Projeto da Embrapa

Em 2004, o projeto 'Quintais' da Embrapa nasceu da iniciativa do pesquisador Fernando Rogério Costa Gomes,  com o objetivo de introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população. O projeto, que já recebeu vários prêmios e apoiadores, conta, atualmente, com o apoio da Philip Morris Brasil e já distribuiu mais de 2000 quintais com árvores frutíferas, hortaliças, sementes, raízes e plantas medicinais, entre outras. Para conhecer mais acesse:

www.projetoquintais.com.br

www.facebook.com/projetoquintais

https://www.facebook.com/PomardaTecnologica