Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PARCERIA

PARCERIA

PTI auxilia acadêmico de Engenharia Civil em pesquisa sobre a aplicação de 'drone' na gestão urbana de Toledo
publicado: 04/11/2019 10h06 última modificação: 04/11/2019 10h32
Exibir carrossel de imagens Alexsandro e Alysson em frente ao drone

Alexsandro e Alysson em frente ao drone

O acadêmico do curso de Engenharia Civil, Alysson Vitor Bastian, desenvolveu uma pesquisa para a disciplina de TCC2 sobre a 'Aplicação de VANT (Veículo Aéreo não Tripulado) na Gestão Urbana: utilização de drones e fotogrametria como instrumento para levantamentos de IPTU', ou seja, o estudo trata da viabilidade da utilização de drones para encontrar irregularidades em cadastros de IPTU na cidade de Toledo.

Seu estudo, sob orientação do professor Fúlvio Natercio Feiber, contou com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que cedeu sua equipe técnica e um de seus drones para analisar alguns bairros de Toledo, sendo eles: Jardim Coopagro, Jardim La Salle, Boa Esperança e a região central do município.

Após o mapeamento, que foi realizado no dia 31/10, os técnicos do PTI forneceram as imagens para que o aluno realizasse a medição de alguns imóveis desses bairros.

O aluno e seu professor agradecem o PTI pela disponibilidade de cederem o equipamento, assim como o trazerem até Toledo para mapear os bairros propostos neste estudo. "Somente foi possível concretizar a pesquisa devido aos dados coletados pelo drone, sem ele não haveria comprovação da minha pesquisa. Agradeço o profissional Alexsandro Rodrigues Pinheiro e sua equipe técnica ao se prontificarem em me ajudar logo que entrei em contato com eles no início deste ano. Sempre demonstraram muito interesse e disponibilidade no desenvolvimento desta ideia". Declara Alysson.

A universidade agradece o PTI pela parceria técnica disponibilizada para o desenvolvimento deste estudo, que se mostrou tão importante para a universidade, assim como para a prefeitura de Toledo.

Em breve o estudante irá defender sua pesquisa, cuja banca de avaliação está prevista para o final de novembro.