Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PESQUISA

PESQUISA

O GPAN publica artigo na revista britânica 'Physical Chemistry Chemical Physics'
publicado: 03/12/2019 09h52 última modificação: 03/12/2019 10h20

O Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (Gpan) da UTFPR - Câmpus Toledo, juntamente com o professor Rodrigo José de Oliveira, autor principal, e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), publicaram um artigo científico reportando resultados sobre géis (cadeiais de polifosfatos longas e curtas com argilas) - algo inédito para a equipe - na revista britânica 'Physical Chemistry Chemical Physics' da Royal Society of Chemistry.

O artigo intitulado 'Polyphosphates can stabilize but also aggregate colloids' reporta a obtenção de vidro de Wigner - neste caso cadeias de polifosfatos e laponita (argila).

Os sólidos inorgânicos obtidos podem ter aplicação em aplicações biomédicas, materiais condutores iônicos no estado sólido e fertilizantes de liberação controlada, uma linha que vem sendo recentemente explorada no grupo.

O vidro de Wigner é fruto dos trabalhos do GPaN com vidros fosfatos/borofosfatos que são estudados pelo grupo com várias aplicações desde bioaplicações até catalisadores.

"A interação com outros grupos de pesquisa permite a obtenção de resultados que normalmente não estão fora da linha central que é a síntese de vidros especiais. Neste ponto, observa-se a importância da colaboração com outros centros de pesquisas e áreas do conhecimento", comenta o professor Ricardo Schneider, um dos autores do trabalho.

Além equipe brasileira, o trabalho contou com a participação do professor Jeroen v. Duijneveldt, da Universidade de Bristol, onde integrantes realizaram seu trabalho de pós-doutoramento.

Regularmente, o GPAN abre vagas em nível de mestrado para acadêmicos que tenham a intenção de desenvolver atividades de pesquisa relacionadas à temática do grupo. Trabalhos com outras IES brasileiras são realizadas com objetivo de abrir as possibilidades de pesquisa, bem como a disponibilidade da realização estágios de curta duração em outras instituições de pesquisa.