Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PESQUISA
conteúdo

Notícias

PESQUISA

Artigo de professores e egressa de Engenharia Civil é aceito no 'Congresso Internacional de Engenharia Ambiental'
publicado: 14/09/2020 10h00 última modificação: 15/09/2020 08h33

O trabalho de conclusão do curso de Engenharia Civil da egressa Regina de Oliveira Araújo – sob orientação dos professores Calil Abumanssur, Silvana da Silva e Gladis Cristina Furlan – deu origem ao artigo 'Implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no Município de Cascavel/PR: Estudos de Caso', o qual foi aceito no Congresso Internacional de Engenharia Ambiental,  na área temática de 'Políticas Públicas, Legislação e Meio-Ambiente'. 

O artigo objetivou "analisar como acontece a implementação dos PGRCCs, através de estudos de caso, em obras do município de Cascavel-PR. Para tal, foram identificadas obras de construção civil que se enquadravam no perfil de grandes geradoras de resíduos de acordo com o PGRCC do município. (...) Analisado os dados coletados constatou-se, principalmente, que o PGRCC é apenas implantado como um meio para obtenção dos documentos formais exigidos pela municipalidade, tais como o Certificado de Conclusão de Obra e o Alvará de Habite-se. Assim, pode-se afirmar que o PGRCC não cumpre, ou não está sendo utilizado para sua função prima, ou seja, a minimização dos impactos ambientais gerados pelo setor, embora seja perceptível que o mínimo do que se está sendo exigido, ajudou em muito, as empresas de construção a buscarem uma melhoria na organização de seu processo produtivo". 

Para o professor Calil, "o Congresso irá transcorrer de forma totalmente virtual, algo inédito para nós, pesquisadores, mas é altamente inovador porque muda muitos paradigmas no processo de divulgação do conhecimento cientifico". Também descreve que "o artigo será apresentado no formato de poster gravado. Após a sua apresentação, um de nós, professores, ficará à disposição para os eventuais questionamentos e dúvidas".