Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Pesquisa

Pesquisa

Campus Toledo implanta uma rede de longo alcance para desenvolver o conceito de 'Cidades Inteligentes'
publicado: 10/06/2019 15h01 última modificação: 12/06/2019 15h04

Uma 'Cidade Inteligente' é uma área urbana que usa diferentes tipos de 'Sensores Inteligentes', que é apoiado pelo conceito de 'Internet das Coisas' (IoT), ou seja, os diferentes tipos de sensores se comunicam e permitem coletar dados sobre o dia a dia das cidades com o objetivo de monitoramento e gerenciamento.

É possível, por exemplo, obter dados sobre o tráfego e transporte, usinas de energia, redes de abastecimento de água, gerenciamento de resíduos, violações de segurança, qualidade de água etc. Além disso, disponibilizá-los em tempo real para gestores e cidadãos por meio da internet. Um exemplo de aplicação seria acompanhar em tempo real o trajeto da frota de coleta de lixo urbano.

Também é possível que os cidadãos possam conhecer o dia e horário da coleta de lixo em sua rua, assim como os gestores podem fiscalizar o cumprimento do contrato com a empresa responsável.

Como base nesses estudos, a UTFPR - Campus Toledo implantou uma rede de longo alcance e baixa potência em suas instalações para monitorar diversos dispositivos espalhados pela cidade. Essa rede usa a tecnologia LoRaWan e sua abrangência pode alcançar de 6 a 10 km.

Outra importante característica é que a rede opera em uma faixa de frequência não licenciada, ou seja, não há necessidade de pagamento para sua utilização. Além disso, a tecnologia empregada permite que a bateria dos seus sensores dure anos sem necessidade de troca ou recarga.

Essa rede no campus Toledo foi instalada a partir de um trabalho de conclusão de curso do aluno Jonas Rossato do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet, o qual está sendo desenvolvido no escopo do projeto de pesquisa e extensão entitulado: "Disseminação da Tecnologia de Internet das Coisas no Oeste do PR", coordenado pelo Prof. Edson Tavares de Camargo.

De acordo com o professor Edson, "a implantação da rede é o primeiro passo concreto para o desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade vida nas cidades. Há o potencial tanto para a pesquisa quanto para a inovação", relata.

O investimento para implantação da rede foi realizado pelo professor e seu aluno, mas abre caminho para a captação de recursos por meio de editais de fomento e de parcerias público-privadas.

A próxima etapa do trabalho de conclusão de curso é avaliar o alcance da rede, a qualidade do sinal e a taxa de perda de pacotes.