Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Projeto de Extensão

Projeto de Extensão

Evento de Meliponicultura reúne 132 participantes no campus Toledo
publicado: 14/06/2019 09h29 última modificação: 14/06/2019 10h16

No último sábado (08/0) aconteceu a 1ª Oficina de Meliponicultura do Oeste Paranaense (OMOP) e I Encontro de Meliponicultores do Oeste do Paraná (EMOP) e reuniu cerca de 132 participantes, entre comunidade externa, vindos de diversas cidades do Oeste e Sudoeste do PR e da Argentina, bem como alunos e servidores do campus Toledo da UTFPR.

Esse evento é uma das ações do projeto de extensão 'Pomar da Tecnológica do campus Toledo', que ocorre em parceria com a Associação de Meliponicultores do Oeste do PR (ASF Oeste).

O propósito desse encontro foi despertar, na sociedade, atitudes conscientes quanto à importância das abelhas para o meio ambiente e oferecer 'Formação', assim como 'Informação' para criadores de abelhas sem ferrão e demais interessados nesse assunto.

O evento abordou os temas de 'Meliponicultura Básica', com Florentino Bilski, meliponicultor da cidade de Medianeira-PR; 'Legislação e Cadastramento junto à ADAPAR', com Abilio Luiz Colognese, assistente de fiscalização agropecuária da ADAPAR Toledo; e 'Padronização de Apiários e Meliponários e seus Dilemas', com Márcio Pires de Oliveira Kolln Araújo, apicultor e meliponicultor da cidade de Palotina-PR.

Os participantes puderam visitar a exposição de Abelhas sem Ferrão, com colmeias didáticas, do Meliponário Recrutando Abelhas, de Toledo PR, de propriedade do Sr. Nivaldo Luiz Marcos e José Moreira Junior.

Para o professor Renato Eising, coordenador do projeto, “a universidade deve ir ao encontro das necessidades da comunidade em que está inserida. Neste contexto, o Pomar da Tecnológica foi criado e conhecemos o grupo ASF Oeste – PR. O 1° EMOP nasceu dessa interação da universidade com o ASF Oeste, e foi um grande sucesso. A parceria deve continuar e, com certeza, gerará muitos benefícios, não só para a comunidade toledense como para toda região oeste paranaense na meliponicultura”, destaca.

Representando a 'Associação de Abelhas Sem Ferrão do Oeste do PR', o Sr. Nivaldo Luiz Marcos agradeceu e destacou o sucesso do evento: “quero agradecer o professor Renato e as professoras Fabiana e Patricia, os alunos, a UTFPR e o Projeto Pomar da Tecnológica pela oportunidade que tivemos de poder apresentar nosso trabalho. Também agradecer a parceria que tivemos nestes dias de muita correria para a divulgação do projeto, com o propósito de alcançar o maior número de pessoas e para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Graças a Deus deu tudo certo; estamos muito felizes e que essa parceria alcance muitas e muitas pessoas interessadas em cuidar das nossas abelhinhas. Obrigado de coração a vocês e a UTFPR pelo espaço e pela parceria. Juntos somos mais fortes!”, declara.

O projeto de extensão Pomar da Tecnológica é coordenado por servidores da UTFPR e é aberto a participação de todos. As atividades acontecem aos sábados, em datas previamente agendadas, e são divulgadas na página do projeto: