Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > Trabalho obteve primeiro lugar no concurso de Melhores TCCs do CREA-PR
conteúdo

Notícias

Trabalho obteve primeiro lugar no concurso de Melhores TCCs do CREA-PR

publicado: 11/07/2019 13h40 última modificação: 11/07/2019 13h43

O aluno egresso Lucas Felipe Rockenbach e o professor Ruahn Fuser (Orientador), do Curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Toledo, obtiveram o 1º lugar no concurso de Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) de 2019, com o trabalho intitulado "Sistema Quadrotor: uma aplicação de fusão de sensores e fundamentos de controle".

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones. Tais aeronaves encontram aplicações em ações de defesa e segurança, monitoramento de atividades agrícolas, mapeamento de regiões de difícil acesso, transporte de materiais, entre outras.

No trabalho de Rockenbach foram implementados algoritmos computacionais em um microcontrolador para realizar a estimação da posição do drone, determinando com precisão a posição angular nos eixos horizontais. Esses dados foram utilizados para alimentar um controlador PID (proporcional-integral-derivativo), também desenvolvido no trabalho, que proporcionam ao drone capacidade de movimentar-se sob comandos de operação remota.

O TCC foi apresentado no dia 21 de novembro de 2018, tendo os professores Ruahn Fuser (Orientador), Marcos Roberto Bombacini e Felipe W. D. Pfrimer como banca de avaliação.