Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > ANIVERSÁRIO DA UTFPR

ANIVERSÁRIO DA UTFPR

Câmpus Toledo promove semana festiva para comemorar os '110 anos da universidade'
publicado: 24/09/2019 12h36 última modificação: 09/10/2019 11h09

Na noite de ontem (23/09), no Câmpus Toledo, foi realizada a abertura da semana que celebra o aniversário de 110 anos da UTFPR. O evento contou com apresentações culturais realizadas pelos alunos, além da divulgação do novo vídeo institucional. Logo após, foi realizado o cinema ao ar livre, entre os blocos A e C, com a exibição do filme "Um senhor estagiário", escolhido pela comunidade acadêmica a partir de enquete realizada nas redes sociais. A abertura oficial das atividades comemorativas contou com a participação dos estudantes e servidores da instituição e, ao final da noite, foram sorteados kits comemorativos.

Nos próximos dias, até a quinta-feira (26/09), estão programadas apresentações culturais ao lado do Restaurante Universitário, às 12h. Também serão realizadas outras atividades no decorrer do mês de outubro, como a Gincana UTFGo, no próximo dia 05 de outubro, além do Jantar e Baile do Servidor, programado para o dia 19 de outubro.

A UTFPR também receberá homenagens do Legislativo Estadual e Federal nos próximos dias. A Assembleia do Paraná vai promover uma solenidade na quinta-feira (26), às 19h, no Plenário. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro. Já, no dia 8 de outubro, a Instituição será homenageada na Câmara dos Deputados. A sessão solene, proposta pelo deputado federal Aroldo Martins, será realizada em Brasília (DF), às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Sobre a UTFPR

A UTFPR iniciou como Escola de Aprendizes Artífices para ensinar os ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria para meninos de baixa renda, em 23 de setembro de 1909. Em 1937, passou a ofertar o ensino do 1º grau e, em 1942, a integrar a rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1978, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Assim, começou a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Em 7 de outubro de 2005, a Instituição foi transformada na primeira Universidade Tecnológica do Brasil.

Atualmente, a Universidade é composta por 13 câmpus, distribuídos em Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A UTFPR conta com mais de 33 mil alunos, 109 cursos de graduação, 58 de mestrado e 12 de doutorado.