Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Bolsas
conteúdo

Bolsas de Pesquisa e Inovação

publicado 26/07/2017 08h39, última modificação 21/05/2020 15h04

Editais

Iniciação científica

O Programa de Iniciação Científica (PIC) serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. O programa é apoiado pelo CNPq, Fundação Araucária e UTFPR com a concessão de bolsas (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).  Os alunos de graduação também podem participar como voluntários.
Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação stricto sensu.
A vigência de uma bolsa é de 12 meses iniciando-se no mês de agosto de cada ano. O Programa  serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento.

+ Mais informações

 

Demanda SocialA CAPES possui programas institucionais de concessão de bolsas de estudo, que visam a formação de recursos humanos, com padrões de excelência para o desenvolvimento do país, em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico. A UTFPR por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é responsável pelo gerenciamento de bolsas de estudo da CAPES institucionais.

+ IMPORTANTE - Instrução Normativa nº 03, de  21 de maio de 2020 - Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da agência de fomento CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

+ Programa de Bolsas CAPES Demanda Social (DS)
+ Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD)

+ Páginas dos programas de Pós-Graduação

 

Demanda Social

Os editais da Fundação Araucária, administrados de forma institucional pela PROPPG/UTFPR, são parcerias público-privadas em que os temas de interesse de empresas do Estado do Paraná foram apresentados de antemão, com as soluções sendo desenvolvidas a partir dos trabalhos em diferentes níveis de formação. Estes projetos propiciam aos estudantes o envolvimento com diferentes demandas do setor produtivo.  

+ Programa de Bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil
+ Programa de Bolsas Fundação Araucária & Bosch
+ Programa de Bolsas Fundação Araucária & Volvo do Brasil Veículos Ltda
+ Programa de Bolsas de Pós-Doutorado - Fundação Araucária

 

cnpq.pngO programa de bolsas do CNPq, administrados de forma institucional pela PROPPG/UTFPR, são projetos de caráter aberto, de modo que os pesquisadores da UTFPR possam buscar os parceiros dos setores industriais que tenham interesse em desenvolver soluções a partir das expertises dos grupos de pesquisa existentes na UTFPR. Estes projetos propiciam aos estudantes o envolvimento com diferentes demandas do setor produtivo.

+ Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)
+ Programa de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas

 

bolsas recursos próprios

A PROPPG/UTFPR dispõe para a comunidade de Pesquisa e Pós-Graduação bolsas com recursos próprios nos níveis de mestrado e doutorado. Estas bolsas cumprem papel importante no sistema, de modo que as mesmas são distribuídas para alavancar o desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação em consolidação, ou para que uma determinada meta específica de crescimento de Programas já consolidados possa ocorrer.

+ Bolsas de mestrado e doutorado

+ Bolsas do Programa de Mestrado Acadêmico para Inovação