Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Bolsas > Bolsas CNPq > Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)

Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)

publicado 05/05/2020 15h53, última modificação 06/05/2020 14h11

Informações gerais

O Programa DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresa, doravante chamada Empresa Parceira.

Objetivos

I- contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.

II- O bolsista desenvolverá sua tese como estudante regular em um curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado. Já a Empresa Parceira envolvida no Programa DAI deve necessariamente desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I) em instalações próprias ou em instalações de terceiros.

III- Espera-se que ao final do curso, além da produção científica, sejam gerados produtos ou processos inovadores que possam ser aplicados no setor empresarial/privado.

Modalidades

Nível de Doutorado (ND) : aluno matriculado em programa de pós‐graduação stricto sensu - doutorado, para exercer atividades de nível superior envolvendo técnicas e métodos específicos nas empresas parceiras.

Valores e duração

• Doutorado: R$ 2.200,00 (48 meses)

Documentos 2019
EDITAL PROPPG Link