conteúdo

Equipamentos

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 23/05/2022 22h52

Início | Administração | Normas de funcionamento
Agendamentos | EditaisContato e localização Produções

 

1. Espectrômetro de Absorção Atômica (Marca Perkin Elmer, Modelo Aanalyst 700)

Equipamento destinado para quantificar elementos químicos por espectrofotometria de absorção ou emissão do analito atomizado em chama ou forno de grafite, conta ainda com sistema de geração de hidretos e análise em fluxo FIAS 100 e autoamostrador S10. Atualmente, a configuração do equipamento permite a determinação de Fe, Co, Ni, Ba, Mg, Al, Ca, Cr, Mn, Ni, Cu, Zn, As, Se, Pd, Cd, Sn, Hg e Pb. Determina concentrações em ppm (ou mg/L). Integram o equipamento os sistemas amostrador e diluidor automatizados.

ESPECTRÔMETRO DE ABSORÇÃO ATÔMICA.png

 

2. Cromatógrafo Gasoso (Marca Younglin, Modelo YL6100 GC)

Equipamento destinado em química orgânica para separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição. Pode ser utilizado em teste de pureza de uma substância em particular, ou separação de diversos componentes de uma mistura contendo elementos voláteis e semi-voláteis. Integram o equipamento um injetor manual, amostrador automático, detector por ionização em chama, detector por pulso de carga e 4 colunas cromatográficas distintas.

CROMATÓGRAFO GASOSO.png

 

3. Espectrofotômetro de Infravermelho Próximo (NIR) (Marca Femto, Modelo NIR 900PLS SE)

Equipamento destinado a caracterização espectroscópica de transmissão ou reflexão de energia por meio da incidência de uma fonte tungstênio-halogênio incidente sobre determinada amostra. Este equipamento utiliza comprimentos de onda de trabalho na faixa1.100 a 2.500 nm próximas do infravermelho (NIR) permitindo sua aplicação em varreduras de amostras nas formas: líquida; sólida; pastosa; em pó; não homogênea. As análises permitem o monitoramento do controle de qualidade de materiais pela determinação de compostos orgânicos e inorgânicos. Compartimento de amostra aproximado: 100 mm x 290 mm x 110 m.

ESPECTROFOTÔMETRO DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO.png

 

4. Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível (UV-VIS) (Marca Femto, Modelo 800XI)

Equipamento destinado a caracterização de medidas de absorção da radiação eletromagnética nas regiões do visível e ultravioleta do espectro eletromagnético. É uma das técnicas analíticas utilizadas para determinações quantitativas de espécies químicas e baseia-se na medida da absorção de radiação eletromagnética nas regiões visível e ultravioleta por espécies químicas (moléculas ou íons) em solução. Este equipamento possui fonte de duplo-feixe, sendo uma de referência, largura da fenda < 1,8 nm, faixa de comprimento de onda de 190 a 1100 nm e suporte para uma cubeta de 10 mm.

ESPECTROFOTÔMETRO ULTRAVIOLETA-VISÍVEL.png

 

5. Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível (UV-VIS) (Marca GBC, Modelo Cintra 10)

Equipamento destinado a caracterização de medidas de absorção da radiação eletromagnética nas regiões do visível e ultravioleta do espectro eletromagnético. É uma das técnicas analíticas utilizadas para determinações quantitativas de espécies químicas, baseia-se na medida da absorção de radiação eletromagnética nas regiões visível e ultravioleta por espécies químicas (moléculas ou íons) em solução. Este equipamento possui fonte de duplo-feixe, largura da fenda 1,5 nm, faixa de comprimento de onda de 190 a 1100 nm e suporte para uma cubeta de 10 mm.

ESPECTROFOTÔMETRO ULTRAVIOLETA-VISÍVEL2.png

 

6. Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (Marca Younglin, Modelo YL 9100)

Equipamento destinado na determinação e quantificação analítica de compostos orgânicos em uma mistura. É um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, que utiliza a distribuição desses componentes em duas fases, uma das quais permanece estacionária, enquanto a outra se move através dela. No caso da cromatografia líquida de alta eficiência, a fase móvel pode ser constituída por uma substância líquida ou um gás e a fase estacionária, que é acondicionada em colunas, pode ser composta por um líquido ou um sólido. Integrado ao equipamento um monocromador modelo Seya-Namioka e uma nova Grade Holográfica côncava aumentam a intensidade da luz, garantindo alta sensibilidade em toda faixa de comprimento de onda (190 ~ 900 nm), compartimento de coluna YL9131 com resfriamento peltier, proporcionando uma ampla faixa de temperatura (4°C até 90°C) e volume de Injeção de 1 ~ 400 µL.

CROMATÓGRAFO LÍQUIDO DE ALTA EFICIÊNCIA.png

 

7. Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) (Marca Tescan, Modelo Vega3) com Metalizador (Marca Quorum, Modelo SC7620)

Equipamento destinado para investigação de superfície de amostras sólidas (condutoras e não condutoras). Acoplado ao sistema um detector de Espectroscopia por Energia Dispersiva, EDS (Oxford, x-Act) para micro análises química com identificação e mapeamento dos elementos químicos presentes. Para auxiliar a preparação de amostras, o laboratório dispõe de um metalizador de ouro para recobrimento, no qual camadas do metal são depositadas em alto vácuo sobre superfícies preparadas de: plásticos; vidros; ou outros materiais não condutores.

MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDUR.png    MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDU.png

 

8. Microdurômetro Vickers/Knoop (Marca Shimadzu, Modelo HMV-20G)

Este instrumento é destinado à medição da microdureza de peças e amostras em geral ou de revestimentos em teste de dureza Vickers e Knoop. Os testes podem ser realizados com cargas na faixa de 9,81 mN (1 gf), 19,6 mN (2 gf), acoplado ao sistema, tem-se duas lentes objetivas de 10x e 40x utilizada para medição do tamanho da indentação.MICRODURÔMETRO.png

 

9. Microscópio Ótico Metalográfico (Marca Zeiss, Modelo A2.m)

Equipamento destinado para análise óptica por reflexão de materiais cerâmicos e metálicos, medição de componentes mecânicos e eletrônicos e controle de superfície. Conta também com sistema de aquisição de imagens (AxioVision) na caracterização microestrutural para: varredura da amostra e aquisição automática de imagens; correção de defeitos na aquisição; autofoco; foco estendido; montagem digital de imagens de campo estendido. Acoplado ao equipamento, tem uma câmera fotográfica digital e um computador que permite o registro fotográfico das imagens visualizadas com um aumento de até 1000x e amostras com tamanho de até 25 mm de altura.

MICROSCÓPIO ÓTICO METALOGRÁFICO.png

 

10. Sistema de Ensaios Não Destrutivos por Ultra-som (Marca Olympus, Modelo EPOCH 600)

Equipamento utilizado para a detecção de descontinuidades internas ou obstáculos a sua propagação em materiais, como trincas e fissuras, baseando-se no fenômeno de reflexão por ondas acústicas. O detector de defeitos oferece funcionalidades avançadas, sendo possível alterar diversas configurações dos ensaios, como por exemplo: o tipo de onda gerada; a velocidade de propagação no material ensaiado; o ganho utilizado; espessura; trajetória do som; profundidade; amplitude mín./máx.

Sistema de ensaios Não Destrutivos por Ultra-som.png

 

11. Cortadeira Metalográfica de Precisão (Marca Buehler, Modelo Isomet 4000)

Destinado ao seccionamento de amostras, utilizando discos de corte diamantados proporcionando baixa deformação plástica do material. Integra o equipamento um sistema de recirculação incorporado para fluido de corte lubrificante, velocidade do disco de corte é variável e regulável entre 200 a 4000 RPM.

CORTADEIRA METALOGRÁFICA DE PRECISÃO.png

 

12. Sistema de Polimento por Vibração (Marca Buehler, Modelo Vibromet)

Para preparação de superfície de amostras com elevada qualidade em uma ampla variedade de materiais, realiza polimento ultrafino necessário para a confecção de seções perfeitamente lisas e planas, com ação mecânica ou mecânico-químico com variação de amplitude em 7200 ciclos por minuto e indicação dos parâmetros no painel de controle.

SISTEMA DE POLIMENTO POR VIBRAÇÃO.png

 

13. Sistema de Embutimento Automático (Marca Buehler, Modelo Simplimet XPS1)

Embutimento de amostras metalográficas em resina fenólica (baquelite) ou acrílica, com diâmetro e altura máxima específicos. Capacidade de embutimento de uma amostra com diâmetro de 25 mm, temperatura de embutimento de 50 a 220 ºC e pressão de trabalho de 1000-4000 psi/80-300 bar.

SISTEMA DE EMBUTIMENTO AUTOMÁTICO.png

 

14. Sistema Automatizado de Lixamento e Polimento Automático (Marca Buehler, Modelo Vector)

Equipamento destinado para preparação de amostras: remoção das menores deformações remanescentes após a preparação mecânica; Preparação de superfícies polidas em uma grande variedade de materiais e aplicações, incluindo aplicações de preparação de polimento para futuras análises. Velocidade máxima de rotação do prato é de 600 RPM. Acoplado ao equipamento tem um dispositivo para a preparação de até quatro amostra por vez.

SISTEMA AUTOMATIZADO DE LIXAMENTO E POLIMENTO AUTOMÁTICO.png

 

 

15. Conjuntos de Equipamentos para Espectroscopia Fotoacústica (Marcas Newport/Oriel; Stanford Research; Brüel&Kjaer; Coherent; Kimmon Koha)

Conjuntos de Equipamentos destinados para espectroscopia fotoacústica (PA) na região 225-2550 nm (UV-VIS, IVP e IVM) e varreduras em frequência de modulação usados na investigação teórica e caracterização não destrutiva de propriedades térmicas, ópticas e morfológicas de materiais sólidos, semi-sólidos e líquidos, opticamente transparentes, opacos ou absorvedores. As análises permitem: a determinação da energia de gap; a deconvolução e/ou separação e identificação das bandas de absorção óptica; análise de perfil de profundidade; medição do parâmetro térmico difusividade térmica; otimização de experimentos e processos. Compartimento de amostra aproximado: 9 mm de diâmetro x 1,5 mm de profundidade. Para eliminar vibrações externas os sistemas são montados sob isoladores com plataformas óticas de amortecimento (marca TMC, modelos 63-544/63-574/49-23124-04).

CONJUNTOS DE EQUIPAMENTOS PARA ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA1.pngCONJUNTOS DE EQUIPAMENTOS PARA ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA2.png

 

16. Espectrofotômetro UV/Vis (Marca Perkin Elmer, Modelo Lambda 850+)

O espectrofotômetro de absorção molecular na região do ultravioleta-visível (UV-Vis) possui duplo feixe e realiza análises na região de 175 a 900 nm, utilizando lâmpadas de tungstênio-halogênio e deutério. Realiza leituras de amostras líquidas em absorbância ou transmitância tendo a aquisição dos dados em varredura ou comprimento de onda fixo. O equipamento permite identificar o perfil de absorção característico de amostras e também a concentração de compostos que absorvam na referida região, por exemplo: concentração de compostos em ensaios colorimétricos, concentração de poluentes em efluentes, acompanhamento da cinética de reações e caracterização de sistemas nanoestruturados (nanopartículas) através do monitoramento do efeito de ressonância de plasmon de superfície localizada (LSPR). Os espectros são extraídos em extensão: sp e asc.

Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível 3