Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Laboratórios Multiusuários > Laboratórios > Laboratório de Reometria (LabReo)
conteúdo

Laboratório de Reometria (LabReo)

publicado 10/10/2019 14h49, última modificação 30/09/2020 11h15

Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | Contato e localização

 

O Laboratório de Reometria (LabReo) é um dos laboratórios que fazem parte do CERNN (Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos), grupo de pesquisa criado em 2014. A principal área de atuação do Laboratório de Reometria é a caracterização mecânica de materiais que apresentam comportamento entre líquido e sólido, os quais encontram aplicações nos mais variados ramos de atividade, tais como: indústria alimentícia, de cosméticos, mineração, petroquímica, de cimento, de petróleo e gás, entres outras.

O Laboratório de Reometria foi homologado como laboratório multiusuário em 2020 e conta com uma área total de 70 m² na sede Ecoville do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ao longo dos anos, o CERNN e o LabReo vem se consolidando gradativamente através de importantes parcerias, dentre elas pode-se destacar as realizadas com empresas (Petrobras/CENPES, RepSol Sinopec Brasil, Petrobras-REPAR, Whirlpool/Embraco e SIEMENS) e com pesquisadores de diferentes instituições nacionais (UFPR, UFSC, UFES e UFRJ) e internacionais (SMU (EUA), Universidades do Chipre e de Lille (França)).

Através das parcerias desenvolvidas, o LabReo pôde ter a sua infraestrutura aprimorada. Atualmente, o LabReo conta com três reômetros rotacionais, um viscosímetro, um forno e uma capela para preparação das amostras. Em fase de instalação, está um novo reômetro rotacional, um microcalorímetro e duas bombas seringas para a realização de testes a alta pressão.