conteúdo

Normas de funcionamento

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 30/09/2020 11h30

Início | Administração | Equipamentos
Agendamentos | Contato e localização

 

Todos as utilizações dos equipamentos do LabReo deverão ser previamente agendadas através de sistema próprio para agendamento com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. Entretanto, o CERNN se reserva o direito de agendar utilização emergenciais dos seus equipamentos, observando a disponibilidade dos mesmos.

No momento da solicitação, o solicitante deverá informar os materiais que serão utilizados durante os testes, esclarecendo quaisquer características referentes ao armazenamento e manuseio e se as amostras representam riscos aos operadores dos equipamentos. A entrega das amostras para testes deverá ser entre 9h e 12h e entre 14h às 17h em dias úteis.

Os orçamentos para usuários externos devem ser solicitados pelo mesmo sistema de agendamento. Os custos estimados por hora de cada equipamento estão disponíveis no site do CERNN (na aba “Orçamentos”). O solicitante deverá ser o responsável pela pesquisa ou contratação dos serviços e poderá indicar uma pessoa que fará interação com os técnicos do CERNN responsáveis pela realização dos testes solicitados.

Será obrigatório, por parte dos usuários do LabReo, a citação nos “agradecimentos” em produções acadêmicas, técnicas e científicas. Entretanto, o agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados.

 

Horário de funcionamento

das 9h às 12h e das 14h às 17h

 

Operação dos equipamentos

Apenas os funcionários com treinamento fornecido pelo CERNN estão autorizados e habilitados a operar os equipamentos do laboratório. É permitida a permanência do indicado pelo solicitante durante a realização dos testes desde que observada a área reservada para esta finalidade, bem como a utilização de equipamentos de proteção individual e respeito às normas de segurança geral, sempre que previamente autorizado pelo técnico laboratorista.

 

Fornecimento de resultados

Os resultados obtidos nos experimentos serão enviados no e-mail do solicitante.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabMult

Os usuários deverão citar o LabMult Laboratório de Reometria (LabReo) em todos os trabalhos decorrentes das análises nele realizadas e comprometem-se a enviar uma cópia da publicação para o e-mail  cernn-ct@utfpr.edu.br. O agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados.

 

Perfis de usuários e custos

Define-se como usuário interno qualquer professor ou aluno de graduação ou aluno de pós-graduação ou técnico administrativo com vínculo empregatício em qualquer câmpus da UTFPR. Define-se como usuário externo qualquer pessoa física ou pessoa jurídica de instituições públicas ou privadas, que venha contratar a infraestrutura e os serviços prestados pelo LabReo.

Não há custo para usuários internos, contudo será de responsabilidade de cada pesquisador a compra de insumos e consumíveis e bem como contribuir para a manutenção dos equipamentos e estrutura do LabReo.

No caso de usuários externos, os custos e contrapartida serão de acordo com a especificidade do equipamento.