Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Laboratórios Multiusuários > Laboratórios > Laboratório de Solos (LabSolos)
conteúdo

Laboratório de Solos (LabSolos)

publicado 10/10/2019 14h49, última modificação 17/11/2020 11h16

Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | Contato e localização | Produção

 

O Laboratório de Solos (LabSolos) congrega dois laboratórios em sua estrutura. O primeiro deles, Laboratório de Química e Fertilidade do Solo, é responsável pelas análises químicas e físicas de solos, bem como de qualidade de corretivos de acidez do solo. O segundo, Laboratório de Tecido Vegetal e Resíduos Orgânicos, faz quantificações nutricionais em plantas e adubos orgânicos.

O LabSolos iniciou suas atividades em 1995, através de uma parceria firmada com o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), atual IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). A partir de 2012 a UTFPR passou a gerenciar, exclusivamente, todas as atividades acima descritas.

Ao longo de sua história, o LabSolos sempre participou do programa de controle de qualidade em análises químicas de solo, coordenado pela Cela-PR (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas), por entender que um serviço de qualidade é fundamental para obtenção dos melhores resultados em interpretação de laudos e recomendação de adubação. Mais recentemente, desde 2016, o Laboratório também é certificado pelo PIATV (Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal), coordenado pela ESALQ/USP. Em ambos os programas, tanto de solo (Cela-PR), quanto de tecido vegetal (PIATV), o LabSolos oferece, em seu laudo, um selo de qualidade aos clientes.

A clientela é formada pela comunidade externa (produtores rurais, cooperativas, empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio), através da prestação de serviços, bem como por docentes e estudantes de vários câmpus da UTFPR e de outras instituições, visando análises em projetos de trabalho de conclusão de curso (TCC), iniciação científica (IC), mestrado e doutorado, além de projetos de extensão.