Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Laboratórios Multiusuários > Laboratórios > Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol)
conteúdo

Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol)

publicado 10/10/2019 14h49, última modificação 26/11/2020 12h01

Administração | Equipamentos | Normas de funcionamento
Agendamentos | Contato e localização | Produção

 logo

O Laboratório Multiusuário BioMol da UTFPR-DV tem como objetivo prestar apoio técnico qualificado em análises ou técnicas relativas aos equipamentos nele constantes, para a comunidade interna ou externa à UTFPR-DV, para instituições públicas ou privadas,  conforme demanda e mediante pagamento de custos operacionais e de manutenção ou compartilhamento de responsabilidades de uso dos mesmos, colaborando com o avanço na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico.

Poderá ter acesso ao uso dos equipamentos dispostos no Laboratório Multiusuário BioMol a comunidade em geral, exclusivamente para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A utilização se dará mediante demanda e seguindo os procedimentos e critérios para uso do Laboratório Multiusuário BioMol e demais regras dispostas neste regulamento.

A equipe técnica, bem como o comitê gestor, do Laboratório Multiusuário BioMol é composta por profissionais capacitados a atuar nos diversos serviços ofertados pelo laboratório, pois apresentam formação na área de Biologia, Biotecnologia e Biologia Molecular, todos com mestrado e/ou doutorado, e ampla experiência nas análises ofertadas no Laboratório Multiusuário.

O Laboratório Multiusuário BioMol caracteriza-se enquanto laboratório multiusuário pela sua capacidade de prestar serviços à comunidade interna e externa à UTFPR-DV: 

I - Sexagem de aves pelo método de amplificação por PCR de regiões dos cromossomos sexuais (ZZ - machos; ZW - fêmeas).

II - Testes toxicológicos com diferentes espécies, a citar: teste de micronúcleo, alterações morfológicas nucleares e ensaio cometa em células sanguíneas e mucosa oral em humanos e células sanguíneas, hepáticas, entre outras de outros vertebrados (a exemplo de peixes, aves ou outros mamíferos), teste de toxicidade em Allium cepa.

III - Diagnóstico de parasitas (nematóides, helmintos e protozoários) em amostras de fezes de animais, aplicando métodos de flutuação simples em solução saturada, sedimentação espontânea, centrífugo-flutuação em solução saturada e em água-éter.

IV - Germinação de sementes in vitro, pela realização da assepsia das sementes e posterior inoculação em meio de cultura, seguindo protocolo específico para cada espécie.

 V Análise Microbiológica, que tem como princípio monitorar e informar a qualidade e potabilidade da água através de indicativos de contaminação (poluição): Presença de Bactérias Heterotróficas; Coliformes Totais; Coliformes Fecais.

VI Diagnóstico molecular da COVID-19 por RT-qPCR, utilizando o padrão ouro do CDC (Centers for Disease Control and Prevention - Division of Viral Disease).

VII Extração de RNA total e quantificação de RNA por RT-qPCR. Para amostras de microrganismos, plantas e animais, desde que previamente padronizadas.