conteúdo

Equipamentos

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 03/08/2021 18h28

Início | Administração | Normas de funcionamento
Agendamentos | Editais | Contato e localização | Produção

 

I - Sexagem de aves pelo método de amplificação por PCR de regiões dos cromossomos sexuais (ZZ - machos; ZW - fêmeas)

 

SureCycler 8800 Thermal Cycler (Modelo: 8800; Marca: Agilant)

Patrimônio: 592227
O SureCycler 8800 Thermal Cycler é um termociclador que permite realizar Reações da Cadeia da Polimerase (PCR), sendo que oferece aos usuários um pacote completo de características e funcionalidades. Esta máquina de PCR pode executar até mesmo as mais complexas técnicas de ciclagem térmica, incluindo aumentos de tempo e temperatura, PCR de touchdown e gradiente de temperatura. Através deste equipamento é possível realizar amplificações de regiões genômicas específicas, possibilitando realizar testes de paternidade, análise de cromossomos sexuais (por meio de marcadores moleculares), análise de diversidade genética e mapeamento genético de genes de interesse agronômico, zootécnico e biotecnológicos.

SureCycler.png 

 

Fonte de eletroforese (Marca: LOCCUS, Modelo: LPS 1000V)

Utilizada para corridas Eletroforéticas, na qual por meio da diferença de polaridade entre as moléculas é possível realizar a separação de diferentes tipos de moléculas (DNA, RNA e proteínas), utilizando para comparar o tamanho dos fragmentos gerados pelo produto da PCR, um marcador de peso molecular (Ladder). Com este equipamento é possível verificar se uma ave é do sexo masculino ou feminino.

Fonte de eletroforese.png 

 

Cuba de eletroforese Horizontal (Marca: Loccus Biotecnologia)

Patrimônio: 561657
Cuba para eletroforese, horizontal adequada para identificação e separação de biomoléculas [ácidos nucléicos e proteínas] de diferentes pesos moleculares. Cuba de eletroforese horizontal, com bandejas internas removíveis, totalmente em acrílico rígido e transparente. Através deste equipamento estabelece-se a corrente elétrica necessária para promover a separação de diferentes tipos de moléculas (DNA, RNA e proteínas), utilizando para comparar o tamanho dos fragmentos gerados pelo produto da PCR, um marcador de peso molecular (Ladder).

cuba eletroforese - Fernanda.jpg 

 

Quantificador de DNA – Qubit

Fluorômetro para quantificação de DNA, RNA e proteína. Modelo: ThermoFisher. Modelo: Qubit 4.

Quantificador - Nedia.jpg

 

Sistema de fotodocumentação de géis com câmera

Patrimônio: 554510
Com Dois Filtros De Comprimento De Onda, Um De Brometo De Etídeo E Um De Sybr Green 220 Volts. Sistema Com Câmera Digital Colorida Para Capturar Imagens Coloridas Brilhantes. Compartimento Proporcionam Um Ambiente Totalmente Escuro. Incluído: Câmera De 1.4/3.1 Megapixels Gabinete Conexão De Interface Usb. Marca: LOCCUS BIOTECNOLOGIA Modelo: L-PIX Sti.

sistema de fotodocumentação - Nedia.jpg

 

II - Testes toxicológicos com diferentes espécies, a citar: teste de micronúcleo, alterações morfológicas nucleares e ensaio cometa em células sanguíneas e mucosa oral em humanos e células sanguíneas, hepáticas, entre outras de outros vertebrados (a exemplo de peixes, aves ou outros mamíferos), teste de toxicidade em Allium cepa

 

Fonte de eletroforese (Marca: LOCCUS, Modelo: LPS 4000V)

Utilizadas para corridas Eletroforéticas para ensaio cometa.

Fonte de eletroforese.png

 

Cuba Eletroforese Horizontal 26 X 32CM -  Marca: OMNIPHOR - Ref./Mod.: HSCREEN32

Cuba de eletroforese horizontal, com bandejas internas removíveis, Totalmente em acrílico rígido e transparente. Valor: R$ 1.906,00. Sem patrimônio.

cuba eletroforese - Fernanda.jpg

 

Máquina de gelo everest ege 300 m

Patrimônio: 382113
Gelo em escamas com pré-filtro, capacidade de produção: 300 kgs/dia, 220v, em aço inox + reservatório everest edg 70, capacidade do reservatório: 70 kgs, peso do conjunto: 64 kgs, em aço inox.

Maquina de gelo - Nedia.jpg

 

Homogeneizador de tecidos, portátil: marca ultrastirrer, mod 80i

Patrimônio: 158643
Velocidade até 30000 rpm. completo com haste, rotor, estator, e base p/ uso em bancada.

Homogeneizador - Fernanda.jpg

 

Microscópio biológico trinocular, Marca/modelo: OPTON / TNI 06T-PL

Patrimônio: 365709
Com sistema para imunofluorescência. Aumento 40 - 1600x, tensão de entrada 110/220V.

microscópio biológico trinocular - Juliana Hofma.jpg

 

Microscópio Leica: LEICA DM500

Microscópio binocular LEICA DM500, tubo EZ 30., pata técnica de campo claro, revolver P/4, obj., 4X PLAN, 10X PLAN, 40X PLAN Marca: LEICA Modelo: 50DM. Sem patrimônio.

Microscópio Leica - Juliana Hofma.jpg

 

Esteromicroscópio binocular: Marca: LEICA. Modelo: Seria 549024

Microscópio estereoscópico LEICA ES2 Série 5495024. 

Estereomicroscópio - Juliana Hofma.jpg

 

Centrífuga Refrigerada: EPPENDORF CENTRIFUGE 5430R

Centrífuga eppendorf centrifuge 5430r, refrigerada, com rotor fa-45-30-11 com tampa do rotor, com tecla, 230v/50 – 60 hz. Ncm: 84211910. Rotor basculante a-2-mtp, com 2 caçapas para placas mtp e tampa de rotor. Ncm: 84219199. Lotes: j448938j e j449436i. Marca/modelo: centríf. Eppendorf centrifuge 5430r/rotor basculante a-2-mtp. N. Patrimônio: 623898.

centrifuga - Nedia.jpg

 

III - Diagnóstico de parasitas (nematóides, helmintos e protozoários) em amostras de fezes de animais, aplicando métodos de flutuação simples em solução saturada, sedimentação espontânea, centrífugo-flutuação em solução saturada e em água-éter

Verminoses gastrointestinais em animais são doenças causadas por parasitas presentes principamente no estômago e intestino. Através da análise de amostras fecais, é possível detectar e identificar o parasita responsável pela verminose utilizando microscopia óptica. A identificação do agente etiológico tem grande importância diagnóstica, complementando os dados clínicos do paciente, permitindo a escolha de um tratamento mais eficaz.
Dentre as técnicas a serem empregadas podemos destacar: Contagem de ovos por grama de fezes (OPG) utilizando câmaras de McMaster, Sedimentação Espontânea, Método de Willis-Mollay e Método de Sheather modificado.

 

Microscópio biológico trinocular: Marca/modelo: OPTON / TNI 06T-PL

Patrimônio: 365709
Com sistema para imunofluorescência. Aumento 40 - 1600x, tensão de entrada 110/220 V.
Utilizado para análises qualitativas (Método de Willis-Mollay) e quantitativas (Contagem de ovos por grama de fezes - OPG) para análise de parasitas (nematóides, helmintos e protozoários). 

Microscópio biológico trinocular.png

 

IV - Germinação de sementes in vitro, pela realização da assepsia das sementes e posterior inoculação em meio de cultura, seguindo protocolo específico para cada espécie

 

Bancada de fluxo laminar horizontal, EAB, BECNER

Patrimônio: 566182
Utilizada para inoculação das sementes em meio de cultura, favorecendo a assepsia, de modo a evitar as contaminações no cultivo in vitro.

Fluxo laminar - Juliana Hoffman.jpg

 

VI - Diagnóstico molecular da COVID-19 por RT-qPCR, utilizando o padrão ouro do CDC (Centers for Disease Control and Prevention - Division of Viral Disease).
VII - Extração de RNA total e quantificação de RNA por RT-qPCR. Para amostras de microrganismos, plantas e animais, desde que previamente padronizadas.

 

Cabine de Segurança Biológica

Cabine de segurança biológica classe II tipo B2.
Marca: Pachene. Modelo: PA610.

Cabine_de_biossegurança.jpeg

 

Termociclador

Termociclador Real-Time.
Marca: BioRad. Modelo: CFX96 Touch Real-Time PCR Detection System.

Termociclador_rt.jpeg

 

Notebook

Aspire 5750.

notebook.jpeg

 

Robô para extração de ácidos nucleicos

Marca: PROMEGA
Robô para extração de ácidos nucleicos (DNA, RNA) e proteínas. Plataforma automatizada para purificação de alta qualidade de DNA, RNA e proteínas recombinantes. O processo deve se basear no uso de partículas (PMPs), tecnologia que impeça problemas de entupimento, que forneça uma fase móvel e uma fase sólida aperfeiçoando a captação, lavagem e eluição do material alvo. O sistema deve ainda evitar o contato dos componentes do sistema com as amostras evitando contaminações cruzadas entre amostras e até mesmo do próprio sistema. Deve possuir sistema de quantificação por fluorescência acoplado, permitindo que após a extração seja quantificada a concentração de ácidos nucleicos extraída e que seja armazenada no software do robô de extração de ácidos nucleicos. O sistema deve utilizar cartuchos selados preenchidos com reagentes necessários para extração e apresentar capacidade de processamento de 1 a 16 amostras, em aproximadamente 30 minutos de extração de DNA a partir de diferentes tipos de amostra. O sistema deve possui flexibilidade quanto ao volume de amostra utilizado (50-400 uL).
Outras especificações: tempo de processamento de 20 a 60 minutos. Número de amostras: até 16 no mínimo. Peso: 24,2 lb (11 Kg) Dimensões mínimas: 13 W x 13,6D x 11,8H polegadas (330.2 x 345.2 x 299.7 mm) Requisitos de alimentação: 100-240VAC, 50/60Hz, 2.5A - Fusível: 250VAC, 2.5A, baixa capacidade de interrupção, fusível com intervalo de tempo (AC250V, T2.5AL, 5 X 20mm); - Lâmpada UV: vida útil média de aproximadamente 6.000 horas, comprimento 135,9 mm, diâmetro 16mm, 4W, corrente 0,17A, 29V, pico espectral F 253,7, saída UV 0,9W.

Robo_de_extração_e_bloco_de_aquecimento.jpeg
Equipamento à direita na foto.

 

Banho tipo bloco seco (duas unidades)

Marca: BENFER
Compatível com diversos procedimentos de biologia molecular.
Amperagem: 2,5 A. Frequência: 50/60Hz. Precisão de temperatura: ± 0,5°C Tipo: Mini banho seco com 15 x 1,5mL de bloco. Peso (Inglês): 2lb. Largura (Inglês): 5.3 in. Faixa de temperatura (métrica): Ambiente +5° a 100°C; Detém: 15x 1,5mL; Uniformidade de temperatura: ± 0,2°C; Voltagem: 115V; Peso (Métrico): 0,83kg; Largura (métrica): 13,5cm.

Robo_de_extração_e_bloco_de_aquecimento.jpeg
Equipamento à esquerda na foto.