conteúdo

Normas de funcionamento

publicado 10/10/2019 14h50, última modificação 03/08/2021 18h08

Início | Administração | Equipamentos
Agendamentos | EditaisContato e localização | Produção

 

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. 

 

Operação dos equipamentos

a) Sistemas de gravação de dispositivos fotorrefrativos: são operados por um integrante da equipe técnica do MULTI-FOTON, na presença do usuário.

b) Analisador Ótico Vetorial: é operado por um integrante da equipe técnica do MULTI-FOTON, na presença do usuário.

c) Analisador Vetorial de Redes: é operado por um integrante da equipe técnica do MULTI-FOTON, na presença do usuário.

d) Gerador de Formas de Ondas Arbitrárias e Osciloscópio Digital de Amostragem: são operados por um integrante da equipe técnica do MULTI-FOTON, na presença do usuário.

e) Máquina de Emenda para fibras óticas: pelo próprio usuário, após orientação inicial por membro da equipe técnica.

OBS: A preparação do ensaio ocorre por conta do usuário sob supervisão do técnico responsável ou de um membro da equipe técnica. O usuário deve providenciar materiais ou acessórios adicionais para realização do experimento, caso necessário.

 

Citações

Os autores de trabalhos derivados do uso de equipamentos do MULTI-FOTON deverão citar nos agradecimentos o laboratório, de acordo com a seguinte denominação:

“Laboratório Multiusuário de Fotônica, UTFPR-CT”.  

Quando a publicação for em língua inglesa deverá ser usada a denominação "Multi-User Photonics Facility – UTFPR-CT".

Os usuários comprometem-se a enviar uma cópia da publicação por e-mail quando solicitado.

 

Perfis de usuários e custos

a) Professores da UTFPR e seus orientandos – Usuário Interno
Não serão cobradas taxas de usuários INTERNOS de projetos de pesquisa, atividades de IC, TCC, mestrado acadêmico e doutorado para utilização da instrumentação existente. Entretanto, a depender do ensaio, poderão ser solicitados materiais de custeio para sua realização. 
O vínculo deve ser comprovado com a solicitação partindo de e-mail institucional da UTFPR ou apresentação de documento pertinente. 

b) Professores de outras Instituições Acadêmicas e seus orientandos – Usuário Externo
Para usuários de outras instituições acadêmicas o custo de utilização será de R$ 100,00 / hora (cem reais por hora), excluindo eventuais materiais de custeio (gases, materiais descartáveis, e outros). O interessado deverá entrar em contato por e-mail para uma estimativa de custos. 

c) Empresas e Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento
No caso de utilização por pessoa jurídica (empresas ou instituições de P&D), o custo de utilização será de R$ 250,00 / hora (duzentos e cinquenta reais por hora), excluindo eventuais materiais de custeio (gases, materiais descartáveis, e outros). O interessado deverá entrar em contato por e-mail para uma estimativa de custos. 

A ordem de prioridade poderá ser alterada em função da demanda e conforme a urgência, após autorização do supervisor do laboratório. Não haverá exigibilidade de coautoria em trabalhos publicados pela utilização da infraestrutura do MULTI-FOTON e de seus equipamentos. Contudo, exige-se, nas publicações inserir um agradecimento pelo uso da infraestrutura. O agradecimento é facultativo no caso de serviços remunerados. 

 

Procedimentos para Empréstimos de Equipamentos

Em caso de necessidade e impossibilidade de utilização no ambiente onde se encontram, alguns equipamentos do Laboratório Multiusuário de Fotônica poderão ser emprestados obedecidas às condições:

 1) Empréstimos poderão ser realizados apenas para utilização de equipamentos em ambientes apropriados do Câmpus Curitiba e suas sedes ou Instituições de Pesquisa onde há colaboração estabelecida com docentes da UTFPR vinculados aos grupos de pesquisa com atividades em Fotônica;

 2) Encaminhamento de solicitação de empréstimo à coordenação do Laboratório Multiusuário através do endereço labfotonica-ct@utfpr.edu.br, com preenchimento do Formulário de Empréstimo; 

 3) Responsável pelo empréstimo: docentes da UTFPR vinculados aos grupos de pesquisa com atividades em Fotônica;

 4) Tempo máximo de empréstimo limitado a: 5 dias;

 5) Assinatura do Termo de Responsabilidade;

 6) No caso de retirada do equipamento para fora da sede Centro, onde se encontra o Laboratório Multiusuário, devem ser obedecidas as disposições estabelecidas pelo DESEG-CT;

 7) Ao devolver o equipamento reportar ao técnico responsável do Multi-Foton eventuais situações ou ocorrências surgidas durante seu uso.

  O Formulário de Empréstimo e o Termo de Responsabilidade devem ser solicitados através do endereço labfotonica-ct@utfpr.edu.br.