Você está aqui: Página Inicial > Secretaria Acadêmica > Matrícula
conteúdo

Matrícula

publicado 05/07/2017 15h15, última modificação 12/02/2021 15h31

Ingresso na UTFPR

Para saber informações sobre o ingresso na UTFPR acesse o link Estude na UTFPR desse portal.

 

Matrícula

Para informações sobre matrícula em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e línguas estrangeiras, procure informações no próprio curso (cada curso possui calendário e procedimentos específicos).

Links úteis para ajudar na matrícula:

  1. FAQ - Matrícula na UTFPR em fevereiro de 2021
  2. Live 02/02/2021 - Processo de Matrícula - Fevereiro 2021 (Facebook e Youtube) ERRATA: Para informações sobre matrícula intercampus verificar informações abaixo no item respectivo.
  3. Apresentação  (documento utilizado na Live 02/02/2021)
  4. Tutorial de Matrícula - Veteranos (em PDF e em Vídeo )
  5. Cronograma de Matrícula
  6. Calendários Acadêmicos
  7. Diretrizes e Regulamentos
    1. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação (RODP)
    2. Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos cursos de educação profissional técnica de nível médio (RODP)
    3. Normatização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais para o período de Pandemia de COVID-19 (APNP)
  8. Matrícula Intercampus: ver turmas disponíveis na página da secretaria do campus pretendido.

 

Matrículas para Calouros (cursos de Graduação e Técnico)

Estando o candidato aprovado no Exame de Seleção (cursos técnicos) ou SISU (cursos de Graduação), é convocado para comparecer (ou no caso de 2020/2 acessar a plataforma de matrícula)  ao câmpus da UTFPR no qual obteve aprovação, em datas definidas pelo MEC e/ou UTFPR, para fazer a matrícula e entrega/upload de documentos exigidos no respectivo edital de seleção.

A matrícula em unidades curriculares para os calouros é automática, isto é, os estudantes são matriculados em todas as unidades curriculares do 1º período  da matriz curricular do seu curso.

 

Matrículas para Veteranos (cursos de Graduação e Técnico)

As matrículas subsequentes deverão ser realizadas a cada período letivo pelo próprio aluno de acordo com datas e horários previstos na Instrução de Matrícula e no cronograma de matrícula de cada câmpus, exclusivamente pelo Portal do Aluno (internet).

O sistema auxilia o estudante, oferecendo uma sugestão de matrícula, de acordo com a matriz do aluno e horários (turmas) disponíveis. O estudante pode aceitar a sugestão do sistema ou realizar a alteração incluindo ou excluindo disciplinas e turmas como achar melhor, tendo autonomia para montar o seu próprio horário. O sistema valida a matrícula do estudante conforme os Regulamentos Didático Pedagógicos do cursos de Graduação e Técnico, além de outros documentos que legislam sobre o assunto.

O processo de matrícula de veteranos está dividido em três etapas:

  1. Requerimento de matrícula: o estudante solicita matrícula nas unidades curriculares e turmas (horários)  desejados e o sistema valida de acordo com os regulamentos específicos. O requerimento não garante vaga nas unidades curriculares para o estudante, é apenas uma solicitação.
  2. Ajuste e Confirmação de Matrícula: o estudante recebe a confirmação de matrícula com o resultado das unidades curriculares solicitadas, e, caso não tenha conseguido vaga em alguma unidade curricular/turma, pode solicitar a matrícula  em outra turma disponível que possua ainda vaga. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
  3. Inclusão de Disciplinas: o estudante pode solicitar matrícula em unidades curriculares de enriquecimento curricular e/ou unidades curriculares do seu curso ou de outros cursos. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.

 

Para maiores detalhes de como funciona a matrícula dos veteranos acesse a wiki  (será atualizado em breve).

 

Matrícula em enriquecimento curricular (disciplinas isoladas)

Além da matrícula em cursos regulares, existe a possibilidade de matrícula em disciplinas isoladas, como enriquecimento curricular.

Podem requerer matrícula em enriquecimento curricular:

  • estudantes regulares de outros  campus da UTFPR  que não estejam em mobilidade
  • estudantes regulares de outras instituições de ensino públicas conveniadas
  • egressos

 

O requerimento de matrícula deve ser feito em datas e horários previstos na instrução de matricula (ver no link do câmpus logo abaixo) de cada câmpus e em até três unidades curriculares de enriquecimento curricular por período letivo. A matrícula é condicionado à disponibilidade de vagas e atendimento a critérios pré-estabelecidos. Não poderão ser feitas matrículas em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.

Observações:

  • As unidades curriculares cursadas como enriquecimento curricular não darão direito a certificado de conclusão de curso ou diploma.
  • O estudante matriculado em unidades curriculares de enriquecimento curricular ficará sujeito às normas disciplinares e didático-pedagógicas da UTFPR (consultar legislação).

 

Matrícula Intercampus (para estudantes da UTFPR)
 

O estudante regularmente matriculado em pelo menos uma unidade curricular no seu campus de origem pode solicitar matrícula em outro campus da UTFPR.

O requerimento realizado no campus de origem do estudante, em datas previstas no calendário acadêmico, deve conter pelo menos:

- RA do aluno, nome, curso de origem, e-mail, campus de destino, unidades curriculares e turmas do campus destino e horários de cada turma.

O requerimento será processado após a matrícula dos estudantes do campus de destino e será validada a carga horária máxima total permitida para o estudante (somando a matrícula em turmas de todos os campi),  coincidências de horário e o deferimento também estará condicionado a existência de vaga.

 

Informações específicas em cada câmpus

 

Interrogação Mais dúvidas?