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Secretaria Acadêmica - Ponta Grossa

publicado 11/07/2017 11h02, última modificação 07/08/2020 09h41
(Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC-PG)

Horário de Atendimento

Como meio de auxiliar nos esforços de diminuir a propagação do novo Corona Virus, o DERAC está atendendo apenas por por e-mail. 

Caso necessite entrar em contato com o DERAC utilize os endereços de e-mails  relacionados abaixo.

 ATENÇÃO: A publicação das datas serão publicadas assim que forem definidas.

1 - TERMINO DO SEMESTRE 2020/1 - XX/XX/202X

2 - EDITAL 12/2020 PROGRAD  - Entrega da Declaração de Aceite/Documentação para matrícula - XX/XX/202X

3 - EDITAL 24/2020 PROGRAD - CUMPRIMENTO DA ETAPA 2 A  Etapa 2 consiste na  autenticação administrativa dos documentos enviados na Etapa 1. XX/XX/202X

4 - INICIO DO SEMESTRE 2020/2 - XX/XX/202X

Confira as informações referente a cada edital no clicando no link em cada item. 

REQUERIMENTOS DERAC 

Os alunos que necessitam protocolar algum requerimento no DERAC devem seguir as seguintes orientações:

IMPORTANTE: Ao entrar em contato com o DERAC por e-mail, sempre utilize o e-mail institucional   @alunos.utfpr.edu.br. Caso não tenha, sempre utilize o e-mail pessoal cadastrado no portal do aluno. 

Caso utilize outro e-mail não cadastrado, seu pedido pode não ser atendido.

Primeiro passo: Baixar o requerimento do DERAC aqui BAIXAR

Segundo passo: Preencha corretamente o requerimento correspondente e assine

Terceiro passo: Digitalizar o requerimento no formato PDF.  Obs: Você pode utilizar qualquer aplicativo para celular que digitaliza em pdf. (Não digitalizar em outros formatos)

Quarto passo: Enviar o requerimento para o e-mail derac-pg@utfpr.edu.br

Quinto passo: No e-mail é obrigatório citar RA (Registro Acadêmico), nome completo e nome do Curso.

 OBSERVAÇÃO: Antes de pedir alguma declaração, acesse o Portal do aluno e em declarações verifique se as declarações disponibilizada atende sua necessidade. 

Caso necessite de planos de ensino os mesmo podem ser impressos AQUI

 

Contato

 

 

Localização

ENDEREÇO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS POR CORREIOS

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa
A/C: Departamento de Registros Acadêmicos

Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330 - Jardim Carvalho -

CEP 84017-220 - Ponta Grossa - PR - Brasil

Equipe

  • Edevaldo Rodrigues Carneiro (Chefe do Departamento Portaria do Reitor nº 803, de 30 de abril de 2019)
  • Daniela Garbelini Legabao (Chefe Substituta Portaria do Reitor nº 804, de 30 de abril de 2019)
  • Jurandir Mikota
  • Veronica Leuch
  • Danilo de Paula 

 

PROCESSOS SELETIVOS QUE O DERAC ESTÁ ENVOLVIDO

 

CONSULTA DE DIPLOMAS REGISTRADOS

Consulte as informações de registro de diploma - Digite o nome e o CPF

Se o seu diploma aparecer na consulta (registrado), entre em contato com o DERAC do seu campus para verificar se já está disponível para retirada. No campus Ponta Grossa os diplomas são emitidos por seqüência de data de colação de grau (das mais antigas para as mais recentes). 

Links

Impressão dos planos de ensino 

 Formaturas - Câmpus Ponta Grossa

Regulamento Didático Pedagógico dos Cursos de Graduação

Consulte o Cronograma de Implantação do Regulamento

 

Requerimentos

Requerimentos e Procurações

 Emissão de GRU

 

PROCESSO DE JUBILAMENTO - Editais DERAC

PROCESSO DE JUBILAMENTO - NOVO REGULAMENTO

Art. 54 - O jubilamento será precedido de um processo de jubilamento, instaurado pela DIRGRAD

§ 3º - O estudante que não requerer prorrogação de prazo no limite estabelecido no Edital de Jubilamento será considerado automaticamente jubilado.

O aluno que está em processo de jubilamento e não entrar com defesa-pedido de prorrogação de prazo será jubilado automaticamente - sem analise da comissão. 

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Edital de Jubilamento 2020/1 - Publicado

Protocolo de solicitação de prorrogação de prazo do curso - Obrigatório para todos os alunos que constam na Tabela 1

PRAZO DE RECURSO CONTRA O JUBILAMENTO ENCERRA EM 06/03/2020 

Art. 55 - O estudante cujo parecer da comissão foi pelo jubilamento poderá recorrer à DIRGRAD, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data da publicação do parecer. Baixe o formulário de recurso aqui

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Edições anteriores

Edital de jubilamento 2019/2

Resultado dos processos de jubilamento 2019/2

Edital de Recursos de Jubilamento 2019/2

Edital de jubilamento 2019/1

 

ORIENTAÇÕES DE MATRICULAS 2020-2

MATRICULA DE VETERANOS (acesse o Portal do aluno)

1ª ETAPA - REQUERIMENTO DE MATRICULA: Data XX/XX/202X (9 h)  á XX/XX/202X  (18 h) Responsável: Aluno

REQUERIMENTO DE MATRICULA: (Nessa etapa o aluno faz os requerimento de matriculas em disciplinas da sua matriz curricular)  Confira o passo a passo aqui No requerimento de matricula o aluno ainda não tem a garantia de conseguir a vaga na disciplina, a confirmação ou não poderá ser verificada na 2ª etapa. 

Nessa etapa o aluno requer a matricula nas disciplinas desejadas, mas não tem vaga garantida ainda.

2ª ETAPA - AJUSTE CONFIRMAÇÃO DE MATRICULA Data xx/xx/202x (9 h) à xx/xx/202x (21 h) - Responsável: Aluno

AJUSTE CONFIRMAÇÃO DE MATRICULA: (Nessa etapa o aluno aluno ajusta a matricula em disciplinas que não conseguiu vaga. O aluno que conseguiu vaga em todas disciplinas, nessa etapa apenas imprime a confirmação de matricula) Confira o passo a passo aqui

O aluno verifica se teve vaga garantida nas disciplinas que requereu matricula na etapa anterior. Caso não consiga a vaga em alguma disciplina poderá ajustar a matricula.

3ª ETAPA - INCLUSÃO DE DISCIPLINAS: xx/xx/202x (9 h) à xx/xx/202x (18 h) - Responsável: Aluno

INCLUSÃO DE DISCIPLINAS: (Nessa etapa os alunos se matriculam em disciplinas que possuem vagas disponíveis tanto em sua matriz curricular como em outras matrizes - enriquecimento curricular - ) Confira o passo a passo aqui  

Nessa etapa o aluno inclui disciplinas que ainda possuem vaga ou se matricula em disciplinas extracurriculares.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE MATRICULAS

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  • Os alunos ingressantes pelo SISU (calouros) deverão assinar a CONFIRMAÇÃO DE PERMANÊNCIA no DERAC (2ª etapa da matricula SISU). Será realizado a matricula em todas as disciplinas do primeiro período automaticamente, Caso necessitem solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente, devem se dirigir ao DERAC após o primeiro dia de aula.
  • Os alunos ingressantes através do Edital de Reopção, Transferência e Aproveitamento de Curso (aluno considerado veterano) deverão participar do processo de matricula de veteranos conforme orientações acima.
  • Os alunos BLOQUEADOS POR RISCO DE JUBILAMENTO  deverão comparecer até o dia 14/02/2020 no DERAC para assinatura do termo de ciência de risco de jubilamento. Em caso de impossibilidade de comparecer ao DERAC, o termo devidamente preenchido e assinado poderá ser enviado para o e-mail derac-pg@utfpr.edu.br Após a assinatura do termo, será realizado o desbloqueio do acesso ao Portal do aluno.
  • Os alunos BLOQUEADOS POR PROCESSO DE JUBILAMENTO, deverão entrar com solicitação de prorrogação de prazo para conclusão do curso, conforme Edital de Jubilamento acima. Após isso, deverão aguardar  o parecer da comissão, caso seja concedido a prorrogação do curso por mais um semestre, o acesso ao Portal do aluno será liberado e o próprio aluno deverá fazer a matricula nas disciplinas faltante para conclusão do curso, ou em caso de decisão da comissão o DERAC efetuará a matricula nas disciplinas faltante.
  • Após o término da etapa de inclusão de disciplinas, o aluno veterano que não tiver a matricula garantida em nenhuma disciplina ou não ter participado do processo de matricula, será considerados desistentes perdendo o vínculo com a instituição. Nesse caso poderá protocolar no DERAC requerimento de reingresso, devidamente justificado e acompanhado de documentação que comprove os motivos apresentados. Caso o requerimento seja deferido, o aluno será reintegrado ao curso no período letivo seguinte.

 

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(*)  O horário poderá ser alterado em dias de matrículas, editais com horários específicos, férias, licenças (médica, capacitação), reuniões, convocações ou outro motivo de força maior.