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Clima Organizacional

publicado 25/07/2017 13h48, última modificação 25/07/2017 14h33

Desde o ano de 2002, a Pesquisa de Clima Organizacional é realizada a cada dois a três anos, via Sistemas Corporativos, com o objetivo de obter a percepção dos servidores sob diversos aspectos da cultura da UTFPR. Ela tornou-se uma ferramenta importante para identificação dos anseios da comunidade universitária,  fornecendo subsídios para o Planejamento e Gestão Institucional. Trata-se de um levantamento de fortalezas e fragilidades institucionais e, a partir disso, fazer a análise crítica e promover ações para melhoria da gestão.

Dos dados resultantes da Pesquisa de Clima Organizacional, respondida por todos os servidores da instituição, se obtém o nível de satisfação e motivação dos servidores e também é possível reorientar os processos; dar encaminhamentos necessários; prover recursos; criar condições necessárias à inclusão; mudar atitudes frente à indiferença; fornecer liberdade de escolha dos aspectos que se quer conhecer.

 Os resultados são tratados  e cada diretor de Câmpus dá a devolutiva à sua comunidade. A equipe responsável é composta de um servidor de cada Câmpus, Assessores de Avaliação Institucional, aos moldes das outras ferramentas institucionais.

 

Categorias de análise

Estilos de liderança; Identificação com a empresa; Comunicação e informação; Normas e procedimentos; Relacionamento com superior imediato; Integração interdepartamental; Integração Intradepartamental; Política de treinamento; Filosofia de gestão; e Reconhecimento.