Avaliação Institucional
A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.
A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.
Organograma da Avaliação Institucional SINAES - MEC/INEP |
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Avaliação Institucional | ENADE | Avaliação de Curso | |
Autoavaliação Avaliação de Desempenho (servidor e docente pelo discente) Clima Organizacional Ouvidoria Relatório de Gestão |
Avaliação Externa |
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes |
Reconhecimento Renovação do Reconhecimento |
É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
Modalidades
AUTOAVALIAÇÃO | AVALIAÇÃO EXTERNA |
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES. | Realizada por comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada. |
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: Site do Inep).
Assessores de Avaliação Institucional por Campus (ASAVI)
Apucarana - Rodrigo dos Santos Veloso Martins
Campo Mourão - Lilian Caroline Xavier Candido
Cornélio Procópio - Vanderley Flor Da Rosa
Curitiba -
Dois Vizinhos - Patricia Franchi de Freitas
Francisco Beltrão - Maici Duarte Leite
Guarapuava - Henrique Ajuz Holzmann
Londrina - Janete Hruschka
Medianeira - José Airton Azevedo dos Santos
Pato Branco - Fabio Luiz Bertotti
Ponta Grossa - Gerson Ishikawa
Santa Helena - Giani Carla Ito
Toledo - Rosangela Aparecida Botinha Assumpção