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Avaliação Institucional

publicado 24/07/2017 14h23, última modificação 18/09/2018 10h51

A Avaliação na UTFPR compreende um conjunto de ações, tendo como objetivo a apreciação sistemática dos processos que envolvem a comunidade de docentes, técnicos-administrativos, discentes e comunidade externa.

A autoavaliação institucional é planejada e desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação da UTFPR, em atendimento à legislação vigente, cuja composição, organização, competências e normas de funcionamento serão definidas em Regulamento Próprio, aprovado pelo Conselho Universitário.

Organograma da Avaliação Institucional
SINAES - MEC/INEP
Avaliação Institucional ENADE Avaliação de Curso 
Autoavaliação
Avaliação de Desempenho
(servidor e docente pelo discente)
Clima Organizacional
Ouvidoria
Relatório de Gestão
Avaliação Externa


Exame Nacional de 
Desempenho dos Estudantes
Reconhecimento

Renovação do
Reconhecimento

É um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 


Modalidades

AUTOAVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES. Realizada por comissões designadas pelo INEP.
A avaliação externa tem como referências os
padrões de qualidade para a educação superior
expressos nos instrumentos de avaliação e os
relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação
externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: Site do Inep).

 


Assessores de Avaliação Institucional nos câmpus (ASAVI)

Apucarana - Rodrigo dos Santos Veloso Martins 
Campo Mourão - Leila Larisa Medeiros Marques
Cornélio Procópio - Adriane Carla Anastásio da Silva
Curitiba - Miraldo Matuichuk 
Dois Vizinhos - Aline Ariana Alcântara Anacleto 
Francisco Beltrão - Wagner de Aguiar
Guarapuava - Ricardo Vinicius Bubna Biscaia
Londrina - Janete Hruschka 
Medianeira - José Airton Azevedo dos Santos
Pato Branco - Janecler Amorim Colombo
Ponta Grossa - José Ricardo Galvão 
Santa Helena - Vanessa Bueno da Silva 
Toledo - Anilton Oliveira da Silva