Reconhecimento de Diplomas de Pós-Graduação

publicado 11/09/2017 11h02, última modificação 24/09/2018 21h45
Diplomas de Mestrado e/ou Doutorado expedidos no exterior por instituições de ensino superior

O QUE É?

O reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) constitui-se num processo de apostilamento do diploma expedido por estabelecimento estrangeiro de ensino superior, em que o mesmo possa ser declarado equivalente ao diploma concedido no Brasil, para fins profissionais ou acadêmicos. A UTFPR é signatária do acordo de adesão à Plataforma Carolina Bori, de responsabilidade do Ministério da Educação – MEC, desde a sua implementação, em março de 2017. Informações mais completas sobre o Processo de Reconhecimento podem ser encontradas diretamente no Portal Carolina Bori, endereço eletrônico: carolinabori.mec.gov.br.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Detentores de diplomas de pós-graduação stricto sensu de mesmo nível e área congênere ou equivalente aos cursos da UTFPR, cujos diplomas foram expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. A disponibilidade de áreas nas quais os Programas de Pós-Graduação da UTFPR ofertam este serviço está disponível na Plataforma Carolina Bori.

ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO:

A regulamentação nacional deste serviço está disponível na Portaria Normativa no. 22, de 13 de dezembro de 2016.

Os procedimentos internos à UTFPR estão dispostos no Edital 12/2018 PROPPG. Leia com atenção este Edital. Nele estão todas as instruções sobre processos de inscrições, avaliações de solicitações, documentação necessária, resultados e recursos.

QUANTO TEMPO LEVA?

O calendário da UTFPR para o Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros de pós-graduação stricto sensu segue o Calendário Acadêmico do Câmpus Curitiba, sede da Reitoria da UTFPR.

LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS:

 

EMISSÃO DE GRU – Pagamento de Taxas:

Clique aqui para emissão de GRU. Selecione o Câmpus Receptor para a elaboração da Guia.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Este é um serviço coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e que atende o Decreto 9.094, de 17 de julho de 2017.

OBS.: Considerando que a Plataforma Carolina Bori encontra-se com módulos em desenvolvimento e em constante atualização, informações contidas neste site poderão ser retificadas a qualquer tempo.

 

 

 

 

Ações