Você está aqui: Página Inicial > Benefícios > Plano de Saúde
conteúdo

Plano de saúde

por dbortolotti — publicado 23/05/2017 13h38, última modificação 23/12/2019 21h06

Dúvidas Frequentes | Documentos

 

O Plano de Saúde da UTFPR, vigente desde 1994 ¹, tem por objetivo garantir aos servidores ativos, aposentados, respectivos dependentes, bem como pensionistas, uma assistência à saúde digna, segura e eficiente, funcionando de forma socializada para atender igualmente a todos os usuários. Sua manutenção e crescimento dependem da contribuição financeira de seus integrantes e do uso racional dos benefícios, sendo a participação de cada um proporcional à remuneração do titular do plano.

O Plano de Saúde contratado pela UTFPR é prestado pela Unimed Curitiba e tem abrangência nacional em apartamento com obstetrícia, é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde - ANS. Podem participar do plano todos os servidores da UTFPR, ativos, aposentados e respectivos dependentes, pensionistas vitalícios ou temporários, exceto os que percebem pensão alimentícia.

O desconto é efetuado por titular e seus respectivos dependentes, sendo encaminhado para débito em conta corrente, na qual recebe o salário, que necessariamente deve ser do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, na data do pagamento. Verifique a tabela de valores:

 

Em 06 de dezembro de 2019, o Conselho Universitário aprovou o novo regulamento do Plano de Assistência Médico-hospitalar e Laboratorial da UTFPR, em substituição ao regulamento que estava vigente desde 1994. Foram realizadas alterações pontuais para atualizar o regulamento de forma a proporcionar uma melhor gestão administrativa e financeira deste importante benefício.

A principal alteração aprovada foi a coparticipação nas consultas, que, a partir de 01/01/2020, passa a ser cobrada em todas as consultas realizadas pelos beneficiários. O valor da coparticipação é de 20% do valor da consulta. Anteriormente, a coparticipação era de 25% a partir da quinta consulta realizada nos 12 meses anteriores. O débito do valor da coparticipação é cobrada juntamente com a mensalidade, no mês posterior à realização do faturamento.

A medida busca contribuir com o equilíbrio financeiro do Plano, ao mesmo tempo que estimula o uso racional do benefício, uma vez que o número de consultas se vincula à quantidade de exames e procedimentos médicos associados.

O uso consciente do plano é importante, especialmente por que o benefício é integralmente mantido pela contribuição mensal dos beneficiários. A UTFPR contribui com o custeio do plano diretamente na folha de pagamento dos servidores que possuem plano de saúde contratado, como ressarcimento, na rubrica “Per capita – Saude Suplementar”. O valor do ressarcimento pago pela UTFPR nesta rubrica varia conforme faixa salarial e faixa etária e pode ser consultada na página Ressarcimento de Assistência à Saúde Suplementar.

O titular do plano pode acompanhar o relatório individual de utilização por meio dos Sistemas Corporativos. Basta acessar o sistema, clicar no ícone com a estrela (Sistemas Gerais), no topo da página, e clicar na opção "Plano de Saúde de Servidor" no menu lateral esquerdo. É possível consultar dados do titular e dependentes no convênio dos planos de saúde e odontológico, os lançamentos dos valores pagos, inclusive das coparticipações em consultas, valores dos ressarcimentos recebidos da UTFPR na folha de pagamento do titular do plano, as consultas realizadas, bem como demais procedimentos, materiais e medicamentos faturados para o beneficiário.

 

Adesão, Alteração de dados ou Exclusão Parcial ou Cancelamento do Plano de Saúde

A adesão como ao plano de saúde, bem como a atualização de dados cadastrais, inclusão de dependentes, exclusão parcial de dependentes ou cancelamento total da adesão ao plano de saúde da UTFPR-Unimed é feita conforme os procedimentos disponíveis na Base de Conhecimento do Processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Para consultar a base de conhecimento:

  1. Acessar o SEI.
  2. No menu lateral esquerdo, clicar na opção "Meus Processos".
  3. Clicar no botão "Iniciar Requerimento", na parte superior direita da tela.
  4. Na página "Novo Requerimento", localizar o processo "Pessoal: Plano de Saúde (Adesão)" ou "Pessoal: Plano de Saúde (Exclusão)".
  5. Clicar no ícone  para abrir a base de conhecimento do processo.
  6. Seguir as orientações contidas na base. 

 

 

Quadro de Dependentes

Para conhecer a documentação necessária para a adesão ao plano de saúde, consulte a tabela de dependentes disponível em Cadastro de  Dependentes.

 

Legislação

 

 

Veja também

Veja também: Ressarcimento à Assistência Saúde Complementar, válido tanto para o plano de saúde e odontológico da UTFPR quanto para planos particulares.

 

¹  O Plano de Assistência Médico-hospitalar e Laboratorial da UTFPR é um benefício dos servidores da UTFPR desde 1994, quando foi aprovado pelo Conselho  Diretor, atualmente denominado Conselho Universitário, por meio da Deliberação nº 5, de 18 de fevereiro de 1994. O regulamento do plano foi aprovado pela Portaria nº 202, de 24/02/94, complementado pela de nº 232, de 04/03/94, com alterações pelas Portarias nº 767, de 13/06/96, nº 938, de 24/07/96, nº 1315, de 11/11/96, nº 532 de 02/05/2000, nº 1126, de 10/10/2000, nº 650, de 10/07/2002, nº 1595, de 29/12/2009 e nº 2396, de 22/12/2017 e vigorou até 31/12/2019, quando um novo regulamento foi aprovado. Para consultar a documentação do Plano de Saúde, clique no link Documentos, no topo desta página.