Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq está com três chamadas públicas abertas
conteúdo

Notícias

CNPq está com três chamadas públicas abertas

publicado: 21/01/2019 12h36 última modificação: 21/01/2019 13h37
by Freepik

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com três chamadas públicas abertas, entre os meses de janeiro e março, para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.

A Chamada 38/2018, que seleciona propostas para formação de recursos humanos, com a concessão de bolsas de mestrado e doutorado nas áreas de petróleo, gás natural e energia renovável. A submissão pode ser feita até o dia 25 de janeiro.

Também está disponível a Chamada 40/2018 para apoio financeiro a projetos de pesquisa focados na construção de inventários do ciclo de vida de produtos da economia brasileira. O documento exige como pré-requisito a concordância aos preceitos de bioeconomia e o alinhamento às diretrizes do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As inscrições devem ser realizadas até 22 de fevereiro.

Além disso, a Chamada 22/2018 visa a concessão de bolsas no país (professor visitante, pós-doutorado júnior ou sênior, doutorado sanduíche, pós-doutorado empresarial e doutorado-sanduíche empresarial) e no exterior (estágio sênior, pós-doutorado, doutorado sanduíche e doutorado pleno). As submissões vão até 08 de março.

Confira a página do CNPq para visualizar todas as chamadas.