Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Trabalhos Acadêmicos > Discentes > Procedimento de entrega - Graduação
conteúdo

Procedimento de entrega - Graduação

publicado 01/12/2020 12h57, última modificação 01/02/2021 15h41

Para as defesas que ocorrerem em 2020, os cursos de graduação possuem duas formas de entrega (Procedimento A e Procedimento B). Antes de realizar a entrega, consulte o Professor Responsável pelas Atividades de TCC (PRATCC) ou a Coordenação do Curso, para se certificar de qual procedimento deve ser realizado.

 

Procedimento A (Sem licença Creative Commons)

Documentos norteadores

Instrução Normativa Conjunta 01/2011 – PROGRAD/PROPPG. Estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de trabalhos de conclusão de curso de graduação e de especialização, dissertações e teses nas Bibliotecas da UTFPR.

Ofício Circular nº 1/2020 – PROGRAD. Detalha os procedimentos uniformes e obrigatórios a serem seguidos para a entrega dos TCCs à Biblioteca.

 

Procedimento de entrega

A entrega da versão final do TCC em formato PDF/A, bem como, quando aplicável, dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, deve ser realizada ao orientador do trabalho.

Em paralelo, o Professor Responsável pelas Atividades de TCC (PRATCC) disponibilizará acesso aos documentos necessários à entrega, conforme determina a IN 01/2011, via SEI:

o documento “TCC: Apêndice A - Declaração de autoria” deve ser assinado via SEI apenas pelo(s) aluno(s) autor(es) do trabalho;

o documento “TCC: Apêndice B - Termo de Autorização" deve ser assinado via SEI pelo(s) aluno(s) autor(es) do trabalho e orientador;

e o documento “TCC: Apêndice C - Termo de Aut Empresa”, obrigatório quando o trabalho utilizar dados ou informações de empresa/instituição/organização privada ou pública nominada ou identificável, deve ser assinado pelo responsável legal pela empresa, no caso da UTFPR o Reitor.

O apêndice C pode ser nato-digital se o representante da empresa for cadastrado como usuário externo no SEI, através do Processo SEI "Geral: Cadastro de Usuário Externo no SEI", seguindo as instruções da Base de conhecimento deste Processo para realizar o cadastro.

Observação: O apêndice C, nos termos em que trata a IN 01/2011, também pode ser incluído como documento externo digitalizado, neste caso deve ser previamente assinado.

 

Importante!

Preencha todos os campos dos documentos da IN 01/2011.

Certifique-se de que o título informado nos documentos é o mesmo da versão final do trabalho (PDF/A).

Nenhum dos documentos deve conter rasura.

Se assinalar restrição total ou parcial, justifique e indique uma data para liberação do texto completo do trabalho no Repositório.

 

Procedimento B (Com licença Creative Commons)

Documentos norteadores

Instrução Normativa n° 01/2021 PROGRAD. Estabelece as normas e os procedimentos operacionais para o depósito de versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação (TCC), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a eles vinculados, exclusivamente no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), por meio das Bibliotecas da UTFPR.

Resolução Conjunta nº 01/2020 COGEP-COPPG. Dispõe sobre a Política de licenciamento das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação (TCC) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (dissertações e teses), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, produzidas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Procedimento de entrega

Após a defesa e, atendendo ao prazo regulamentar, o aluno deve realizar a entrega da versão final bem como, quando aplicável, dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, ao orientador, atentando-se:

à aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR;

ao atendimento aos documentos Institucionais vigentes na UTFPR;

à presença da licença Creative Commons regulamentada pelo Curso na Folha de Rosto da versão final da dissertação e/ou tese, bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados. No caso de inexistência desta página, a licença deve figurar na capa ou página principal do material;

A licença Creative Commons deve ser disponibilizada no rodapé da página e consiste em: ícone da licença, versão da licença como link para a página que contém informações completas sobre a licença e resumo explicativo da licença adotada.

aos formatos aceitos: os arquivos textuais do TCC devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A. Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais, quando houver, devem utilizar os formatos e instruções estabelecidas na Instrução Normativa n° 01/2021 PROGRAD.

à codificação (nome) do arquivo, que deve utilizar até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia.pdf). Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais devem utilizar codificação idêntica à da versão final seguida de underline e a expressão ‘produto’ redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia_produto.pdf).

ao tamanho do arquivo, que não deve exceder a 50 MB, lembrando que arquivos com tamanho superior a 9 MB podem apresentar dificuldade de acesso em alguns navegadores.

 

Importante!

Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos em todo o trabalho. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.

A Folha de Rosto deve seguir o modelo utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons regulamentada pelo Curso.

A Folha de Aprovação disponível na versão final dos TCCs deve ser elaborada de acordo com a ABNT e não deve conter assinaturas ou rubricas.

Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.

Para os TCCs que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada arquivada pela Coordenação do Curso.

Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada arquivada pela Coordenação do Curso.