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TCC 2

por ksue publicado 30/10/2018 15h48, última modificação 19/11/2021 23h19
Trabalho de Conclusão de Curso - realização da monografia

 TCC 2, compreende a realização das atividades propostas no TCC 1, bem como a elaboração da monografia, defesa e publicação.

 

até 08 de outubro de 2021  solicitação de mudanças de orientador ao Colegiado de Curso, para os que pretendem se formar no semestre 2021/2.

29 de novembro de 2021

Data limite para defesas

 

06 de dezembro de 2021
Data limite de entrega da versão final do TCC, devidamente corrigido e
de toda a documentação pertinente, para
os que pretendem se formar no semestre 2021/2.

 

 

Informações relativas ao período de contingência:

1) das Normas do TCC

+ ATENÇÃO!
O Ofício Circular n. 1/2020 - PROGRAD de 23 de setembro de 2020 - Torna obrigatório o trâmite de documentos necessários para o depósito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à Biblioteca via SEI.
Declaração de Autoria e Autorização de Publicação devem ser gerados e assinados via SEI
Autorização da Empresa:     - via SEI caso a empresa e representantes estejam registrados no SEI
                                                  - em papel, conforme trata a IN 01/2011, para as demais empresas

+ Está em estudo a nova Instrução Normativa, até lá, nas Normas para o TCC do Curso de Agronomia, estão oficializadas as Defesas presenciais, semi-presenciais e a distância.

+ Os Procedimentos de defesa via SEI (clique aqui!) estão sendo readequados. Este documento sofre alterações constantes para adequar-se à Legislação vigente.
Verifique com o responsável pelo TCC as adequações necessárias antes de iniciar o processo de Defesa, as versões 1.3 de abril de 2021 e 1.4 contém pontos desatualizados e foram retiradas! 

A versão 2.0 está em edição para atender às alterações impostas no início de setembro.

+O Orientador solicita ao Responsável pelo TCC a criação do processo de Defesa no SEI e edita a Ata de Defesa, o Termo de Aprovação.
                        (somente serão aceitos Ata e Termo , em papel, para defesas ocorridas até 16 de julho de 2020).

+ Atenção! orientado assina, via SEI, a Ata de Defesa.

+ A criação e entrega de Banco de Referências BibTeX, bem como sua compilação e uso das referências compiladas na monografia é OBRIGATÓRIA desde 2016, podendo ser via LaTeX ou Zotero (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT ( autoria abreviada) .

+ Conforme a UTFPR Sistema de Biblioteca, o padrão para monografias para Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado é o nome ABREVIADO dos autores (Sobrenome, N. N.).

 

2) da entrega de documentação e Monografia de TCC

+ Para quaisquer assuntos relacionados ao TCC 2, inclusive entrega, será via e-mail. Quando necessário, atendimento via Google Meet será preciso agendamento prévio.

+ NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS POR ESCANINHO OU SERVIÇO DE ENTREGA, exceto Termo de Autorização da Empresa, o qual também pode ser realizado via SEI.

+ Não serão aceitas monografias que não atenderem à ABNT, sendo portanto recusadas as que se enquadrarem nesse caso até que os problemas sejam sanados.

+ É MANDATÓRIO o uso do Modelo-Template de Monografia (Repositório da Biblioteca) e deve ser mantido no formato DOC  para não sofrer contaminações.

+ caso desejar, pode realizar o download do Template DAGRO-UTFPR, com licença CC (clique aqui!)

+ Faça a base de dados de monografias no Zotero, JabRef ou Mendeley, tomando o cuidado de apresentar o nome dos autores, começando pelo Sobrenome vírgula demais nomes (primeira letra em maiúscula), separados por and entre um autor e outro no JabRef ou dupla entrada no Zotero, realizar a compilação em LaTex e transcrever para a Monografia, ou citação direta Zotero (conforme configuração abaixo).

Configurando Zotero para ABNT 6023:2018


Vá em: Editar/ Preferências/ Citação/
Clique em Obter estilos tradicionais
digite: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT (autoria abreviada)
Clique no nome que aparece para inserir essa formatação

ATENÇÃO: Os demais ainda estão configurados para a NBR 6023::2003.

 

3) do Lançamento de Notas de TCC

+ Após entrega de toda a documentação e assinaturas pertinentes, a nota será lançada, ficando o acadêmico liberado para estágio ou formatura.

+ O fechamento da turma apenas ocorrerá ao término do semestre. Após início do próximo semestre letivo serão emitidas as declarações.

4) dos Procedimentos para Defesa do TCC

+  Usar os Procedimentos via SEI para Defesa de TCC do Curso de Agronomia, elaborado conforme Instrução Normativa da UTFPR SEI 09/07/2020 e demais legislações (certifique-se de baixar a última versão, pois as anteriores perdem sua validade após o lançamento da nova versão).

Leia atentamente as instruções para Defesa, como é um procedimento novo, várias falhas podem ocorrer. Lembre-se que é sua monografia que está sendo avaliada!

+ Quanto aos dados da documentação, ela deve ser preenchida e enviada ao Orientador, pois ele é o responsável por criar o processo de defesa no SEI, portanto recomenda-se que:

a) atualize seus dados no Sistema Acadêmico - Portal do Aluno,
   Falta de Dados como data de expedição, órgão expedidor, ... impedem seu cadastro no SEI,

b) caso o membro exteno for aluno de pós-graduação ou ex-aluno da UTFPR, também deverá atualizar seus dados no Sistema Acadêmico - Portal do Aluno,

c) preencha eletronicamente os dados na documentação,

c) envie por e-mail para seu Orientador,

d) o Orientador irá solicitar ao Responsável pelo TCC a criação do processo no SEI, bem como enviar a documentação do Coorientador externo e dos demais Membros externos,

e) durante ou logo após a Defesa, o Orientador complementa as informações da documentação no SEI, quando então irá preencher a nota final, observações, etc..., assina  e envia aos interessados para assinatura.
                  LEMBRE-SE: desde 09 de julho de 2020 o ORIENTADO ASSINA  a Ata de Defesa, para estar ciente de suas obrigações e prazos.

f) Se o aluno for aprovado, o Orientador e os demais Membros da Banca Examinadora assinam o Termo de Aprovação.
                  O aluno não é membro, portanto não assina o Termo.

+IMPORTANTE: Se houver mudança de título, tanto a Ata como o Termo de Aprovação devem ser preenchidos com esse NOVO título e SOMENTE APÓS, assinados pelos interessados .

+ Fazer as correções sugeridas pela Banca e verificar com seu Orientador se está tudo certo.

+ Quando tudo estiver 0k, enviar ao Responsável pelo TCC, por e-mail, a monografia em PDF, arquivo BibTeX.

- Foram cancelados a Declaração de Autoria  e o Termo de autorização de publicação.

+ Para quem tem restrição PARCIAL ou TOTAL, no e-mail de entrega da monografia devem informar o motivo da restrição e até quando (dia/mês/ano) a mesma deve ser restrita.
Caso não receba nenhuma informação, entenderei que não há restrição.

+ O   Autorização para Divulgação da Empresa deve, preferencialmente ser elaborado através de processo SEI, entretanto, caso desejar em papel, o mesmo deve ser prenchido de forma digital, impresso, assinado, autenticado e entregue ao Responsável pelo TCC (O original deve ser arquivado no Departamento).

Prof. Jorge Jamhour, Dr.
Responsável pelo TCC 2

 

Documentos Normativos

Os documentos que regem o TCC, compreendem o:
Instrução Normativa 01/13 - PROGRAD de 19/04/2013 - Regulamento TCC
- Instrução Normativa 02/08 - PROGRAD de 31/10/2008 - Normas gerais da UTFPR

- Ofício Circular no 1/2020 - PROGRAD - Torna obrigatório o processo de entrega do TCC via SEI.
- TCC - Regulamento Complementar do Curso de Agronomia - Particularidades referentes ao Curso de Agronomia, e "Conforme determinação da Reitoria, usar normas da ABNT (NBR 6023 e demais normas vinculadas a ela)" que determinam a forma de elaboração da monografia.
- Procedimentos para o processo de Defesa de Monografias de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o Curso de Agronomia da UTFPR

 

Cronograma de Atividades Trabalho de Conclusão de Curso (TCC 2)

As datas limites são definidas pelo Colegiado de Curso
ATENÇÃO!  A perda desses prazos implica na impossibilidade de formatura para o referido período letivo.

Data de entrega da documentação

Até 15 (quinze) dias antes do término do período letivo vigente, para os que pretendem se formar no início do semestre letivo seguinte

Nota: Toda documentação deverá ser elaborada e assinada via Processo SEI.
Veja em "Procedimentos para Entrega da Monografia" os protocolos a serem seguidos.

O cumprimento desses prazos são de inteira responsabilidade do acadêmico.
Caso não seja possível realizar todos os procedimentos relativos ao TCC, até o fechamento do semestre, o acadêmico deverá realizar nova matrícula no TCC 2,  somente poderá realizar a colação de grau após a abertura de nova turma, na qual será reealizado o lançamento da nota.

 

 

Redação da monografia

 

Office

Para edição em Office é mandatório o uso dos modelos disponíveis no Repositório da Biblioteca, é OBRIGATÓRIO a manutenção do formato do arquivo (DOC), jamais salvar como documento do Word (docX).
- A Monografia pode ser editada no M$Office ou no LibreOffice.
- Ao receber sugestões de correção do orientador ou membros da Banca, abra ambos os arquivos, lado a lado,  para realizar as correções (colar especial - apenas texto/texto sem formatação). Isso evita as contaminação da monografia.

 

LibreOffice

Para edição exclusivamente em LibreOffice foi elaborado uma personalização para o Curso de Agronomia, com base no modelo desenvolvido desde 1999 pelo Prof. Jamhour, acrescido de exemplos e formatações do modelo disponibilizado pela Biblioteca.

Download do Template DAGRO-UTFPR, sem licença CC (clique aqui!)

 LaTeX

Estamos atualizando os modelos em LaTeX, até a entrega pode continuar a edição da monografia no projeto atual.

As adequações serão realizadas pelo responsável pelo TCC quando do envio do link de compartilhamento do projeto com possibilidade de edição.
- Template de Monografia  no LaTeX (Overleaf).
- Videos instrucionais de edição de monografias (YouTube)

 

Palavras-Chave - Termo Tópico (Clique aqui!)

- Desde 2016, palavras-chave para caracterização da monografia e do Resumo devem ser Termo-tópico:  Buscar (pelo menos quatro) na Biblioteca Nacional. Clique na primeira aba (Acervo) e escolha Autoridades e na segunda aba escolha "Termo-tópico". As traduções para serem usadas no Abstract também podem ser obtidas na página do termo encontrado. Como o site muda constantemente, caso o link esteja quebrado, faça a busca por: Sofia web, Biblioteca Nacional.

 

 

Aos que receberam financiamento/fomento

- Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de outra agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, tem que mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos, sob risco de sofrer as sansões legais:

  • o nome da agência,
  • o número do financiamento.

 

 Modelos de apresentação

- Modelo de apresentação de monografia Office podem ser obtidos no site da Biblioteca (Repositório da Biblioteca).

 

Defesa do TCC

Formação da Banca

O processo é de inteira responsabilidade do Orientador/orientado e a entrega da documentação aos membros até 15 dias antes da realização da mesma.

 

Envio da monografia aos avaliadores

Convite aos membros
--1) Verifique corretamente o nome  completo dos Membros, Instituição/Programa e Campus/Cidade (o Orientador é o responsável pela veracidade das informações).
--2) Copie o texto do Convite e cole diretamente no corpo do e-mail, envie para todos os membros, com cópia para o Coordenador do TCC (jamhour@utfpr.edu.br).
--3) Ao convidar membro externo (que não seja Servidor da UTFPR) é necessário o solicitar o Cadastro de usuário externo, no processo SEI, para assinatura eletrônica.


 Nota:

  1.  Apenas serão emitidos certificados aos membros externos que possuirem o cadastro no SEI;
  2.  Alunos de Programas de Pós-Graduação e Pós-Doutorandos da UTFPR também são considerados membros externos;
  3.  Os Certificados/Declarações serão emitidos via SEI (Sistema Eletrônico de Informação) e processados apenas após o início do semeste letivo subsequente.

--4) Criar um PDF da monografia e anexar ao e-mail
--5) Salvar a monografia como "xxx_Banca.doc" para enviar aos membros para que possam realizar correções, se assim o desejarem.
--6) Anexar os documentos que servirão de base para apreciação/avaliação da apresentação:
                 --Avaliação da Monografia de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pelo Orientador
                 --Avaliação da Monografia de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pelos Membros da Banca 

 

Defesa propriamente dita

Recomenda-se enfaticamente a defesa da monografia e entrega da documentação antes que o acadêmico saia para o Estágio Supervisionado.

  • Documentos que serão Assinados via SEI:

-- Ata da defesa da Monografia de TCC => Orientador, demais Membros e orientado.
-- Termo de Aprovação da Monografia de TCC - Orientador e demais Membros.
O Professor Responsável pelo TCC 2 somente assinará após a entrega final.

 

 

Entrega ao responsável pelo TCC, via e-mail

via e-mail:
--a) PDF da monografia, ou compartilhamento do Projeto Overleaf em caso de Edição LaTeX;
--b) base de dados das referências criadas:

  • Arquivo bib, gerado no JabRef ou,
  • Zotero, exportado para BibTeX, codificação de caractere Unicode UTF-8

--c) Autorização para Divulgação da Empresa - Processo SEI (será elaborada pelo responsável pelo TCC), através da docmentação para cadastro da empresa e do responsável legal ou em papel, neste caso, preenchida e assinada - Impressa em 1 via, em envelope lacrado a/c do responsável pelo TCC.

Nota:
A Biblioteca não aceita quaisquer documentos com informações conflitantes,  incompreensíveis/duvidosas ou com rasuras. 

Aos que desenvolveram o TCC em empresa

  • O Termo de Compromisso para Realização de TCC em empresa deve ser entregue (4 vias)
  • Para os TCCs que possuam informações obtidas junto à empresas, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, conforme modelo do Apêndice C da Instrução Normativa 01/2011 (clique aqui para acessar)
  • Os documentos disponibilizados por empresas que fizerem parte da monografia deverão possuir a indicação: CÓPIA - PROIBIDO O USO SEM FINS ACADÊMICOS, conforme Instrução Normativa Conjunta 01/2011.


 

Lista de controle (checklist) de documentos para entrega

--a) Monografia

Editada em LaTeX

      ( ) Quando edição LaTeX no Overleaf, disponibilizar o projeto com o responsável pelo TCC (via g-mail): "Compartilhar" ou "Ligar compartilhamento de Link", com permissão de edição. O professor fará a conferência e download dos arquivos, incluindo o arquivo BibTeX.

      ( ) Quando edição LaTeX instalado no computador: enviar, ao responsável pelo TCC, o PDF compilado e o Projeto com todas as pastas e arquivos capazes de permitir a edição e finalização da monografia, incluindo o arquivo BibTeX.

Editada em pacote Office

      ( ) PDF da monografia, formato 1A, com nome dos membros da banca, sem assinaturas, conforme modelo disponibilizado pela Biblioteca;
      ( ) Arquivo BibTeX (JabRef ou exportado do Zotero) contendo a base de dados das referências criadas: Bibliografia-Seu-Nome-Completo--RA.bib

--b) Declaração de Autoria e Termo de autorização de publicação
      ( ) preencher eletronicamente e enviar o arquivo editável ao Responsável pelo TCC que fará a elaboração do documento no SEI

--c) Autorização para Divulgação da Empresa preenchida e assinada
      ( ) Via Processo SEI
ou
      ( ) Impressa em 1 via original, ( ) com carimbo (CNPJ) e ( ) assinatura do Responsável Legal da empresa
      ( ) cópia escaneada em formato PDF

 



 

Dúvidas Frequentes

  • Se tiver dúvidas durante o processo de submissão ou edição de sua monografia, antes, verifique no FAQ-Agronomia, se sua pergunta já não foi respondida.
  • As monografias dos TCCs de semestres anteriores podem ser acessadas por meio do repositório de trabalhos acadêmicos da UTFPR, disponível no ROCA ou no RIUT.

 

Responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC 2)

Prof. Dr. Jorge Jamhour
jamhour@utfpr.edu.br
(46) 3220-2540
Horário de atendimento
terça-feira – das 14:00 às 16:40

 

Documentos

 

Normas

 

  • Procedimentos de defesa é via SEI. Este documento sofre alterações constantes para adequar-se à Legislação vigente. verifique a última versão antes de iniciar o processo de Defesa!

 

 

Dúvidas e Respostas

 

- Ao trabalhar com o TeX leia as Recomendações para edição em LaTeX; (ARQUIVO DESATUALIZADO)