Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Estágio
conteúdo

Estágio

por Franciane Lima Rosa publicado 25/09/2018 15h49, última modificação 08/06/2020 14h16
Saiba mais sobre o estágio: o que é? com quem se informar? quais documentos apresentar? e outros...

Você sabia que existem duas modalidades de estágio?  

São elas o Estagio Curricular Obrigatório e o Estágio não obrigatório.

  • O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória que deverá ser cursada por todos os alunos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR-PG. A Carga horária a ser cursada é de 400 horas e o aluno só pode iniciar o este estágio a partir do sexto período. O objetivo primordial é de enriquecer a formação acadêmica, bem como proporcionar a vivência ocupacional nas áreas de atuação do curso. 
  • O estágio não obrigatório não faz parte da carga horária do curso. Pode ser realizado por todos os alunos a partir do 2° período do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR-PG. O objetivo é complementar a formação do estudante, que pode escolher se quer ou não fazer.

 

Cada curso tem um Professor Responsável pela Atividade de Estágio (PRAE). Na EBB -PG temos:

Responsável: Simone Bowles

E-mail: estagiodaebb@utfpr.edu.br;

Horários de Atendimento: 

  • Segunda-feira – das 09:20 às 11:10h
  • Terça-feira – 9:10 às 11:10

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Quero fazer estágio! E agora? O que faço primeiro?

 Antes de iniciar seu estágio leia o Guia do Aluno .

 As atividades relacionadas ao cadastro, a realização e a defesa do estágio passam por diferentes setores. Todas as rotas de ações podem ser vistas AQUI. Resumidamente os papéis de cada ator são:

Quem

O que

Onde

Empresa

Oferta a vaga de estágio e seleciona o aluno

Realiza o cadastro no sistema da UTFPR

Preenche e assina a documentação inicial (contrato e plano de estágio)

https://estagio.utfpr.edu.br/

DIREC

Promove o registro da empresa e do estágio e faz a intermediação da relação Empresa-Universidade-Aluno

https://estagio.utfpr.edu.br/

Aluno

Localiza a vaga de estágio na empresa de interesse

Realiza cadastro no sistema da UTFPR

Preenche as documentações de contrato

Entrega relatórios parciais e final

https://estagio.utfpr.edu.br/

PRAE (Professor Responsável pela Atividade de Estágio)

Verifica o cadastro das empresas e atesta a liberação da empresa para ofertar estágio.

Avalia a documentação do aluno

Avalia o Plano de Estágio

Define orientador

Realiza a matrícula no sistema acadêmico

Faz o lançamento da nota.

https://estagio.utfpr.edu.br/

A combinar conforme atividade

 

 

 

Supervisor de estágio (na empresa)

Supervisiona a rotina de atividades do estagiário conforme estabelecido no plano de estágio.

No local de estágio

Professor Orientador

Orienta o estágio

Realiza visita na Empresa

Recebe relatórios parciais

Recebe relatório e avaliação final

Organiza a defesa do estágio

Entrega documentação da defesa para PRAE

A combinar com o orientador

 

Documentos necessários

É responsabilidade do aluno preencher corretamente e apresentar as documentações no prazo correto conforme cada fase.

 

Orientações e Procedimentos

1. Verifique junto à empresa se a mesma tem cadastro no site: https://estagio.utfpr.edu.br/pg. Se não tiver, solicite que acesse o site, selecione o Campus Ponta Grossa, depois o link empresa e a seguir preencha a inscrição. A empresa deve selecionar o curso do aluno que fará o estágio. A inscrição precisará ser aprovada pelo professor coordenador de estágios do curso do aluno. Se a empresa estiver inscrita mas não lembrar da senha, deve cadastrar nova senha.

2. Uma vez aprovada a empresa, defina com a mesma, as datas de início e término, as atividades, horários diários e semanais, os dados pessoais do supervisor do estágio: nome, cargo, setor, telefone, e-mail.

Se o estágio for não obrigatório, definir a remuneração, a apólice de seguro e o valor do vale transporte. Anote essas informações para emissão do contrato e planos de estágio;

3. Com as informações do item 02, dirija-se até o setor responsável por RH e/ou contratação de estagiários na empresa e solicite que acesse o sistema para emitir os documentos de estágio no site https://estagio.utfpr.edu.br/pg,

Utilizar o link empresa, fazer o login, acessar o link contrato, gerir contratos, inserir os dados anotados no item 03 nos campos correspondentes e clicar em “Confirmar”.

Na mesma tela, clicar em retornar ou fazer novamente o login e acessar o link contrato, gerir contratos. Aparecerão o nome do aluno e ao lado os ícones para fazer a impressão do contrato e do plano de estágio, Planos de estágio em 04 (quatro) vias e os Contratos de estágio, em 03 (três) vias;

4. Nos contratos, assinar e coletar as assinaturas da empresa, e setor UTFPR responsável (DIREC).

Nos planos, assinar, coletar a assinatura do supervisor e na UTFPR da coordenação de estágios e do professor orientador.

*Vc pode sinalizar ao PRAE do seu curso (professor responsável pela atividade de estágios), um professor de sua preferência, e o mesmo pode verificar a disponibilidade. Uma vez que ele possa assumir, comunicar ao PRAE.

 

ATENÇÃO 1: após coletar todas as asinaturas digitalizar todas as páginas dos documentos  e enviar por email para estagiodaebb@utfpr.edu.br.  Mesmo tendo o PRAE assinado os documentos, o estágio só pode iniciar após ele arquivar os documentos assinados por todos.

 ATENÇÃO 2:  O estágio somente terá validade após todas as assinaturas no contrato e no plano. As datas a configurarem carga horária serão as constantes no Termo de Compromisso (Contrato).

 

DICAS:

Planeje com bastante antecedência o início do seu estágio, faça a documentação no mínimo 10 dias de antecedência. Para quem pretende fazer o estágio em uma empresa nova no sistema, o prazo de início terá adicionado o prazo necessário para a aprovação da inscrição pelo coordenador(a) de estágios do curso do aluno, o que demora em torno de uma semana.

 

Para iniciar Estágio não obrigatório o aluno deverá estar matriculado no mínimo no 2º semestre do curso de EBB no câmpus PG.

Os estágios não obrigatórios devem ser remunerados e ter vale transporte e seguro pagos pela empresa, e fica a cargo da empresa!

 

Carga horária máxima diária para estágios obrigatórios: 06 horas diárias e 30 horas semanais se ainda tiver cursando disciplinas presenciais. Nas férias e quando não tiver mais disciplinas presenciais, poderá fazer um máximo de 08 horas diárias e 40 horas semanais, limitadas a uma carga horária máxima total de 400 horas para o estágio obrigatório;

 

Defesa: É obrigatória, deve ser agendada com o orientador, e deve ser feita no máximo 4 meses após a conclusão do estágio. Em algumas situações poderá ser por vídeo conferência. No ato da defesa o aluno deve levar todos os documentos preenchidos para coleta de informações finais e assinaturas. 

Relatórios de estágio: Serão exigidos relatórios semestrais: 01 do aluno, a cada 6 meses de estágio, (https://estagio.utfpr.edu.br/arquivos/Relatorio-Parcial-de-Estagio.pdf) e 01 do supervisor: (https://estagio.utfpr.edu.br/arquivos/Relatorio-Parcial-de-Supervisao-de-Estagio.pdf). 01 relatório técnico com modelo padrão DAEBB

*O relatório do supervisor também equivalerá a parte de sua nota.

Veja aqui o Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de bacharelado, dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR (Resolução Conjunta Coemp/Cogep nº 01/2020, de 02 de junho de 2020), e saiba mais detalhes. A resolução também definiu modelos de documentos para o estágio.

Mais informações pelo telefone 3220-2621 ou pelo e-mail: estagiodaebb@utfpr.edu.br ou sisibowles@gmail.com