Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 24/09/2018 16h13, última modificação 04/12/2019 16h15
O curso de graduação ou bacharelado em Engenharia Eletrônica da UTFPR Toledo visa formar profissionais para atuar no planejamento, projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas, equipamentos e produtos eletroeletrônicos nas áreas de elétrica e eletrônica.

logo


Sobre o Curso

 A Engenharia Eletrônica da UTFPR Toledo completou 10 anos de funcionamento este ano (2019). Na avaliação do ENADE 2017 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o Curso de Eletrônica de Toledo obteve o Conceito 5 (Nota Máxima).  No estado do Paraná, apenas a Eletrônica da UTFPR Toledo e a  UEL (Universidade Estadual de Londrina) obtiveram tal conceito. Em âmbito nacional somente 17 cursos obtiveram conceito 5, cerca de 6,2% do total de cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica. 

Enade 2017

 

Na avaliação do INEP de 2017 o bacharelado em eletrônica obteve nota 4 no Conceito Preliminar de Curso ou CPC;  Considerando a nota contínua do CPC, o curso ficou na posição 29 entre todos os 365 cursos da grande área de Engenharia Elétrica distribuídos por todo o território brasileiro. É o décimo melhor curso do Sul do país (38 cursos) e segundo colocado no estado do Paraná de um total de 18 cursos avaliados. 

 

A graduação e Eletrônica da UTF Toledo obteve 4 estrelas (considerado "Muito Bom") na avaliação do Guia do Estudante 2018. Dos 43 cursos de Engenharia Eletrônica avaliados pelo Guia do Estudante, apenas 13 (ou ~30%) dos cursos possuem 4 ou mais estrelas. Na região do Sul do Brasil, somente os cursos de eletrônica da UTFPR Toledo, UTFPR Curitiba e UFSC obtiverem classificação de 4 ou mais estrelas. Dentro do estado do Paraná, os bacharelados em eletrônica melhores avaliados pelo guia são os bacharelados da UTFPR Toledo e UTFPR Curitiba, ambos com 4 estrelas.

Selo com a classificação do curso segundo Guia do estudante de 2018

 O bacharelado em Eletrônica da UTFPR Toledo apresenta um diferencial em relação à graduação convencional de Engenharia Eletrônica que é a atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos. Isso permite que o aluno formado obtenha a atribuição do artigo 8º da Resolução do CONFEA N°218/1973*. Essa atribuição geralmente só é obtida em cursos de Graduação em Engenharia Elétrica. 

*condicionado a ter cursado e sido aprovado nas disciplinas OPTATIVAS de “Instalações elétricas industriais”, “Sistemas de potência” e “Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica”). 

 

Confira o vídeo com projetos desenvolvidos pelos alunos do curso: 

https://youtu.be/gQMy8Amyfgc

Conheça a cidade de Toledo e região: 

https://www.youtube.com/watch?v=YZW3tEtBaqU

 Links acima são para sites externos ao da UTFPR.

Atuação

O profissional formado em Engenharia Eletrônica pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Equipamentos Eletroeletrônicos
    2. Informática Industrial
    3. Controle e automação
    4. Engenharia de Sistemas e de Produtos
    5. Sistemas de informação e comunicação de dados
    6. Pesquisa Operacional
    7. Eletrotécnica* 

 

    Resumo das avaliações do curso:

Avaliação  Conceito
Enade (2017) 5
CPC (2017) 4
IDD (2017) 4
Guia do Estudante (2017) 4 estrelas

 

Ficha resumida do curso

Turno: Diurno
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4060 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Engenheiro em Eletrônica
Início das Atividades: 1º semestre/2009

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 76/08 – COEPP, de 15/08/08

- Reconhecimento: Portaria MEC n° 176/13, de 18/04/13