Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre o PPGEA

por ksue publicado 06/06/2019 14h01, última modificação 29/05/2023 19h06

O Programa

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UTFPR, Câmpus Apucarana e Londrina, visa à formação de profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico, bem como a produção de conhecimento tecnológico sobre problemas ambientais nos compartimentos água, ar e solo.

O Curso de Mestrado deve ser realizado em até 24 meses, período no qual o aluno deverá ter aprovado um mínimo de 18 créditos em disciplinas (270 horas), um teste de proficiência na língua inglesa e desenvolvido uma Dissertação orientada por um docente do Programa.

Poderão concorrer ao processo seletivo os graduados em Engenharia Ambiental e afins ou em cursos relacionados às linhas de pesquisa ou projetos dos docentes do PPGEA, tais como: Engenharia Civil, Engenharia Química, Matemática, Estatística, Física, Meteorologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Agronomia, Geologia, Geofísica, Química, Farmácia-Bioquímica, Tecnologia em Processos Químicos, Ecologia e Ciências Biológicas.

 O Ingresso

O ingresso no mestrado se dá por processo seletivo regulamentado em Edital específico publicado no sítio Programa no início de cada ano. Eventualmente, a Comissão de Seleção do Programa abre um segundo edital no início do 2o semestre. O Curso é gratuito, integral e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

As disciplinas são em geral ministradas no período diurno, podendo ser ofertadas de segunda a sexta, comumente em português, mas também podendo ser ofertadas em inglês ou espanhol.

A partir de janeiro de 2020 o PPGEA passou a funcionar integralmente em função do PROMULTI, modalidade de Programas de Pós-Graduação multicampi, oferecendo condições do discente cumprir todos os créditos e desenvolvimento do projeto de dissertação em qualquer um dos dois Campi.  

Há possibilidade de oferta de bolsas da CAPES, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, UTFPR e de projetos vinculados aos docentes do Programa.

 

Linhas de Pesquisa

1)    Poluição do Ar e Processos Atmosféricos

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos atmosféricos e avaliar os impactos decorrentes de poluentes atmosféricos e das mudanças climáticas para a saúde humana, realizar a caracterização físico-química dos poluentes atmosféricos; analisar a climatologia urbana e ilhas de calor, elaborar inventários de emissões atmosféricas, avaliar os impactos dos eventos atmosféricos extremos para o setor hidroelétrico e agronegócio e aplicar ferramentas de simulação numérica e modelagem atmosférica.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Dr. Admir Creso de Lima Targino, Prof. Dr. Jorge Alberto Martins, Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins e Prof. Drª Patricia Krecl Abad..

 

2)    Saneamento Ambiental

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver processos físico-químico e biológicos para o tratamento, recuperação de produtos e reuso de águas residuárias; avaliar indicadores de contaminação ambiental; analisar processos relacionados à biotransformação microbiana de poluentes (inseticidas em solo); aplicar técnicas de fitorremediação de metais tóxicos do solo; promover o desenvolvimento de processos para o tratamento e reuso de águas residuárias geradas em atividades domésticas e industriais.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda, Prof. Drª Ana Maria Ferrari Lima e Prof. Drª Rubiane Ganascim Marques.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Drª Alessandra Furtado da Silva, Prof. Drª Edilaine Regina Pereira, Prof. Drª Joseane Débora P. Theodoro, Prof. Drª Juliana Feijó de Souza Daniel e Prof. Drª Katia Valeria Marques Cardoso Prates.

 

3) Monitoramento Ambiental

Esta linha de pesquisa tem por objetivo monitorar os ambientes aquáticos e avaliar o nível do impacto ambiental proveniente de atividades antrópicas; avaliar a evolução e as consequências das transformações naturais e antropogênicas; propor mecanismos de recuperação e conservação de ecossistemas aquáticos; identificar a diversidade genética de microrganismos em sistemas aquáticos. Análises de bioindicadores e biomarcadores; estudo de remoção, recuperação ou transformação de xenobióticos.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Drª Alessandra Furtado da Silva, Prof. Drª Edilaine Regina Pereira, Prof. Dr. Edson Fontes de Oliveira, Prof. Drª Juliana Feijó de Souza Daniel, Prof. Drª Katia Valeria Marques Cardoso Prates e Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins.

 

4) Tecnologias Ambientais

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver, caracterizar e avaliar materiais para aplicação em tecnologias alternativas/avançadas para o tratamento de águas, efluentes, purificação de gases e manejo do solo; desenvolver, caracterizar e viabilizar a aplicação de catalisadores para a produção de biocombustíveis e produção de hidrogênio; desenvolver e otimizar processos industriais baseados nos princípios da Green Chemistry; estudar a viabilidade da utilização de resíduos industriais em tecnologias alternativas para a produção de insumos/aditivos químicos e materiais avançados. E tecnologias ambientais aplicadas à educação.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda, Prof. Drª Alessandra Machado Baron, Prof. Dr. André Luiz Tessaro, Prof. Dr. Fabricio Maestá Bezerra, Prof. Drª Rubiane Ganascim Marques e Prof. Dr. Thiago Gentil Ramires.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Dr. Alesandro Bail, Prof. Drª Ana Maria Ferrari Lima e Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins.