Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre o PPGEA

por ksue publicado 06/06/2019 14h01, última modificação 22/12/2021 09h08

O Programa

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UTFPR, Câmpus Londrina e Apucarana, visa à formação de profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico, bem como a produção de conhecimento tecnológico sobre problemas ambientais nos compartimentos água, ar e solo.

O Curso de Mestrado deve ser realizado em até 24 meses, período no qual o aluno deverá ter aprovado um mínimo de 18 créditos em disciplinas (270 horas), um teste de proficiência na língua inglesa e desenvolvido uma Dissertação orientada por um docente do Programa.

Poderão concorrer ao processo seletivo os graduados em Engenharia Ambiental e afins ou em cursos relacionados às linhas de pesquisa ou projetos dos docentes do PPGEA, tais como: Engenharia Civil, Engenharia Química, Matemática, Estatística, Física, Meteorologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Agronomia, Geologia, Geofísica, Química, Farmácia-Bioquímica, Tecnologia em Processos Químicos, Ecologia e Ciências Biológicas.

 O Ingresso

O ingresso no mestrado se dá por processo seletivo regulamentado em Edital específico publicado no sítio Programa no início de cada ano. Eventualmente, a Comissão de Seleção do Programa abre um segundo edital no início do 2o semestre. O Curso é gratuito, integral e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

As disciplinas são em geral ministradas no período diurno, podendo ser ofertadas de segunda a sexta, comumente em português, mas também podendo ser ofertadas em inglês ou espanhol.

A partir de janeiro de 2020 o PPGEA passou a funcionar integralmente em função do PROMULTI, modalidade de Programas de Pós-Graduação multicampi, oferecendo condições do discente cumprir todos os créditos e desenvolvimento do projeto de dissertação em qualquer um dos dois Campi.  

Há possibilidade de oferta de bolsas da CAPES, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, UTFPR e de projetos vinculados aos docentes do Programa.

 

Linhas de Pesquisa

1)    Poluição do Ar e Processos Atmosféricos

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos atmosféricos e avaliar os impactos decorrentes de poluentes atmosféricos e das mudanças climáticas para a saúde humana, realizar a caracterização físico-química dos poluentes atmosféricos; analisar a climatologia urbana e ilhas de calor, elaborar inventários de emissões atmosféricas, avaliar os impactos dos eventos atmosféricos extremos para o setor hidroelétrico e agronegócio e aplicar ferramentas de simulação numérica e modelagem atmosférica.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Dr. Admir Creso de Lima Targino, Prof. Dr. Jorge Alberto Martins, Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins e Prof. Drª Patricia Krecl Abad..

 

2)    Saneamento Ambiental

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver processos físico-químico e biológicos para o tratamento, recuperação de produtos e reuso de águas residuárias; avaliar indicadores de contaminação ambiental; analisar processos relacionados à biotransformação microbiana de poluentes (inseticidas em solo); aplicar técnicas de fitorremediação de metais tóxicos do solo; promover o desenvolvimento de processos para o tratamento e reuso de águas residuárias geradas em atividades domésticas e industriais.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda, Prof. Drª Ana Maria Ferrari Lima e Prof. Drª Rubiane Ganascim Marques.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Drª Alessandra Furtado da Silva, Prof. Drª Edilaine Regina Pereira, Prof. Drª Joseane Débora P. Theodoro, Prof. Drª Juliana Feijó de Souza Daniel, Prof. Drª Katia Valeria Marques Cardoso Prates, Prof. Drª Luciana Furlaneto Maia e Prof. Dr. Ricardo Nagmine Costanzi.

 

3) Monitoramento Ambiental

Esta linha de pesquisa tem por objetivo monitorar os ambientes aquáticos e avaliar o nível do impacto ambiental proveniente de atividades antrópicas; avaliar a evolução e as consequências das transformações naturais e antropogênicas; propor mecanismos de recuperação e conservação de ecossistemas aquáticos; identificar a diversidade genética de microrganismos em sistemas aquáticos. Análises de bioindicadores e biomarcadores; estudo de remoção, recuperação ou transformação de xenobióticos.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Drª Alessandra Furtado da Silva, Prof. Drª Edilaine Regina Pereira, Prof. Dr. Edson Fontes de Oliveira, Prof. Drª Juliana Feijó de Souza Daniel, Prof. Drª Katia Valeria Marques Cardoso Prates, Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins e Prof. Drª Luciana Furlaneto Maia.

 

4) Tecnologias Ambientais

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver, caracterizar e avaliar materiais para aplicação em tecnologias alternativas/avançadas para o tratamento de águas, efluentes, purificação de gases e manejo do solo; desenvolver, caracterizar e viabilizar a aplicação de catalisadores para a produção de biocombustíveis e produção de hidrogênio; desenvolver e otimizar processos industriais baseados nos princípios da Green Chemistry; estudar a viabilidade da utilização de resíduos industriais em tecnologias alternativas para a produção de insumos/aditivos químicos e materiais avançados. E tecnologias ambientais aplicadas à educação.

Docentes Integrantes:

CÂMPUS APUCARANA: Prof. Drª Ana Claudia Ueda, Prof. Drª Alessandra Machado Baron, Prof. Drª Ana Maria Ferrari Lima, Prof. Dr. André Luiz Tessaro, Prof. Dr. Fabricio Maestá Bezerra, Prof. Dr. Murilo Pereira Moisés, Prof. Drª Rubiane Ganascim Marques e Prof. Dr. Thiago Gentil Ramires.

CÂMPUS LONDRINA: Prof. Dr. Alesandro Bail e Prof. Drª Leila Droprinchinski Martins.