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Defesa de Dissertação

por tassia publicado 15/07/2020 11h46, última modificação 04/10/2022 13h36

Para agendamento da defesa é necessário ter cumprido com os seguintes requisitos:
     1.1. Permanecer no PPGL pelo período mínimo de um ano como aluno regular.
     1.2. Obter quatro créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa escolhida.
     1.3. Obter, no mínimo, doze créditos em disciplinas eletivas.
     1.4. Obter seis créditos em Seminários Avançados de Pesquisa.
     1.5. Obter seis créditos em Atividades Especiais e Complementares.
     1.6. Obter dois créditos em Atividades desenvolvidas nos Estágios de Docência.
     1.7. Ser aprovado em Exame de Suficiência em Língua Inglesa.
     1.8. Ser aprovado no Exame de Qualificação.
     1.9. Entregar na Secretaria do PPGL comprovante de submissão de artigo científico em coautoria com professor do PPGL para publicação em periódico relevante reconhecido como tal pela CAPES. (Conforme regulamento do PPGL disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-letras/documentos/copy_of_regulamentos-e-normas/regulamento-academico-do-programa-de-pos-graduacao-em-letras/view )

O aluno deve ainda enviar por e-mail ao PPGL os links do currículo Lattes e do ORCID para cadastro no Sistema Acadêmico, requisitos obrigatórios e que pontuam 02 créditos.

OBS: O Professor Orientador deverá verificar se tais requisitos foram atendidos.

 

ATENÇÃO: A PARTIR DE 01/10/2020, POR ORIENTAÇÃO DA PROPPG, TODAS AS BANCAS DEVEM SER MARCADAS NO SISTEMA ACADÊMICO. SIGA AS INSTRUÇÕES DOS DOCUMENTOS ABAIXO:

- INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPG/UTFPR nº 13, de 09 de março de 2022Estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

- Tutorial PROPPG Fases 1 e 2

Tutorial PROPPG Fase 3

- Orientações complementares ao tutorial PROPPG

Formulário para cadastro de membro externo 

- Apêndice A - Autorização Divulgação Informações Empresas ATENÇÃO: PREENCHER DIGITALMENTE - NÃO ESTÃO MAIS SENDO TRAMITADOS DOCUMENTOS IMPRESSOS

- Modelo Folha de Rosto - PPGL NOVA RESOLUÇÃO VIGENTE A PARTIR DE 12/11/2021: POLÍTICA DE LICENCIAMENTO (CREATIVE COMMONS)

- Formulário de dados do aluno para a CAPES ATENÇÃO: PREENCHER DIGITALMENTE - NÃO ESTÃO MAIS SENDO TRAMITADOS DOCUMENTOS IMPRESSOS, ENVIAR EM WORD

- FIM DA OBRIGATORIEDADE DA FICHA CATALOGRÁFICA NOS TRABALHOS ACADÊMICOS

 

NOVIDADE EM 22/03/2022:

Modelos para normalização de trabalhos acadêmicos

Considerando a Resolução Conjunta COPPG/COGEP nº 01/2021, de 10 de novembro de 2021, que dispõe sobre a Política de licenciamento das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação (TCC) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (dissertações e teses), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, produzidas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e a Instrução Normativa PROGRAD/UTFPR Nº 8, de  26 de novembro de 2021, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação (TCC) da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), disponibilizamos na página da biblioteca (http://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/trabalhos-academicos), modelos para normalização de trabalhos acadêmicos que incluem a licença Creative Commons.

Importante!

  • À aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR. 
  • Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos aos disponíveis na área “Marcação/Resultado de Defesa” do Sistema Acadêmico Stricto Sensu da UTFPR. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.
  • A Folha de Rosto deve seguir o modelo utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons regulamentada pelo Programa de Pós-Graduação.
  • A Folha de Aprovação disponível na versão final de dissertações e teses deve ser emitida pelo Sistema Acadêmico e não deve conter assinaturas ou rubricas.
  • Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.
  • Para as dissertações ou teses que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.
  • Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

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Suélem Belmudes Cardoso
Coordenadora do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT)
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/

 

 

Orientações para entrega de TCC's/Dissertações
Orientações da Coordenadora do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), Emanuelle Torino:
As orientações para a entrega de TCCs foram atualizadas na página da Biblioteca, na área 'Trabalhos Acadêmicos'. 
Na página, considerando as especificidades, as orientações são direcionadas a discentes e docentes e, em cada categoria, os procedimentos estão divididos em graduação, especialização, mestrado e doutorado.

 

Outros documentos:

Requerimento prorrogação prazo Defesa ATENÇÃO: PREENCHER DIGITALMENTE - NÃO ESTÃO MAIS SENDO TRAMITADOS DOCUMENTOS IMPRESSOS