Requisições Financeiras
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Restituições - apenas para professores;
Inscrição em evento internacional - por restituição, apenas para professores;
Inscrições em eventos nacionais a partir de R$ 1.000,00: por empenho;
O professor deverá seguir o procedimento fornecido pela DEMAP/DIRPLAD;
A elaboração do processo é de responsabilidade do professor (requisitante);
Em caso de dúvidas sobre o processo de compras, entrar em contato com o DEMAP (Compras) - (46) 3220-2644 ou demap-pb@utfpr.edu.br ou DIRPLAD - dirplad-pb@utfpr.edu.br - (46) 3220-2630;
Verificar sempre se o tipo de processo tem base de conhecimento no SEI e seguÍ-la. Caso não tenha, seguir o Procedimentos do DEMAP para requisitantes.
O PPGEE é responsável, apenas, por autorizar a liberação do recurso e anexar a requisição financeira ao processo.
Recursos para alunos devem ser solicitados por Auxílio Financeiro ao Estudante.
1. Execução de despesas com PROAP e PROAPINHO:
Instrução Normativa PROPPG/PROPLAD UTFPR nº 2, de 09 de junho de 2021 - Programa de Apoio à Pós-graduação - PROAP e do Programa de Complementação ao PROAP com recursos próprios da UTFPRhttps://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2277005&id_orgao_publicacao=0
2. Auxílio Financeiro ao Estudante
Seguir na íntegra a Instrução Normativa nº 05A/2019 – PROPPG/PROPLAD: Dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro a estudantes para a participação discente em atividades previstas no PROAP.https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1052183&id_orgao_publicacao=0
3. O orientador deve solicitar a um dos membros da Comissão Financeira (Carlos Marcelo de Oliveira Stein, Kleiton Moraes Sousa, Fábio Luiz Bertotti), o envio de e-mail ao PPGEE (que poderá ser feito dentro do processo SEI), da autorização para liberação e a fonte do recurso.
O processo de auxilio financeiro a estudante deve ser encaminhado pelo menos 30 dias antes do inicio do evento/atividade.
Valor do auxílio: Conforme a Instrução Normativa nº 05, de 16 de julho de 2019, no Art. 2º. O valor do auxílio, referente a hospedagem, alimentação e locomoção urbana, não poderá ser superior à quantia equivalente em diárias estabelecido para o cargo de nível superior. Assim, o auxílio é equivalente a uma diária de nível superior por dia de atividade. Exceto o dia de retorno, que equivale a meia diária. Exemplo: 5 dias de atividades = 4,5 diárias.
4. A prestação de contas deve ser anexada ao processo em até 15 dias após o término da atividade: Relatório de Viagem_Discentes
3. Solicitação de Diárias e/ou Passagens com recursos do PPGEE (professores)
3.1 Afastamento de curta duração no país representando/ao interesse do PPEE, ou com recurso do PPGEE

Ou, pode utilizar o mesmo processo de afastamento encaminhado para a Coordenação do Curso de Graduação. Nesse caso, enviá-lo ao PPGEE-PB e selecionar a opção "Manter processo aberto na unidade atual".
O processo deve ser encaminhado ao PPGEE com, pelo menos, 20 dias de antecedência à data de início da viagem em caso de solicitação de diárias e sem passagens. No caso de solicitação de passagens, o processo deve ser encaminhado com 30 dias de antecedência.
Caso sejam solicitadas diárias, passagens ou veículo oficial com recurso do PPGEE, solicitar à Comissão Financeira, autorização para liberação do recurso.
3.2 Afastamento do país representando/ao interesse do PPGEE ou com recurso do PPGEE
Professor solicitante deve abrir um processo no SEI tipo “Pessoal: Afastamento do país”, na unidade do SEI do PPGEE, e seguir o informado na Base de Conhecimento SEI do processo . E atribuir o processo para Silmara.
Ou, pode utilizar o mesmo processo de afastamento encaminhado para à Coordenação do Curso de Graduação. Nesse caso, enviá-lo ao PPGEE-PB e selecionar a opção "Manter processo aberto na unidade atual".
O processo deve ser encaminhado ao PPGEE com, pelo menos, 60 dias de antecedência à data de inicio da viagem.
Caso sejam solicitadas diárias, passagens ou veículo oficial com recurso do PPGEE, solicitar à Comissão Financeira, autorização para liberação do recurso.
4. Diárias Intercampi
Quando um servidor de outro Campi da UTFPR se desloca até o Campus Pato Branco, a interesse da Pós-graduação Stricto Sensu, deve seguir o procedimento: Diária Intercampi
5. Para Restituição de Inscrição em Eventos Internacionais:
Iniciar o Processo SEI (PPGEE), tipo: Compras: Requisição de materiais, bens e serviços; gerar documento: Req inscrição / Restituição Congressos e Similares e preencher o formulário (nato digital). Anexar ao processo os seguintes documentos (.PDF):
- Comprovante de inscrição no evento;
- Cronograma de realização do evento;
- Folder do evento ou print da página do evento;
- Comprovante de aceite de artigo, resumo, banner e/ou trabalho;
- Versão digital do artigo, contendo, obrigatoriamente, agradecimento aos órgãos de fomento:
6. Cópia da fatura do cartão de crédito (deve constar nome do titular, a descrição do pagamento do evento, o IOF nas transações internacionais e a taxa de conversão utilizada)"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária (FA) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).______________________________________________________________________________________________________________________________________"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001", of Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), from Fundação Araucária (FA) and from Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
7. Nota Fiscal ou Recibo de pagamento em nome da UTFPR – CÂMPUS PATO BRANCO (CNPJ: 75.101.873/0004-32 - Inscrição Estadual: ISENTO) - Telefone: (46) 3220-2610 - constando o nome do beneficiário/participante.
8. Após o evento, anexar ao processo o certificado de participação/apresentação.
6. Outras requisições (material, restituições, pagamento de inscrição em evento, contratação de serviços de terceiros, etc):
