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Rossana Aparecida Finau

por admin publicado 28/03/2017 12h18, última modificação 19/10/2018 14h38
Linha de Pesquisa: Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentidos.

Currículo Lattes

rossana@utfpr.edu.br 

Interesses de pesquisa:

  • Investigação de recursos linguísticos responsáveis por processos de produção de sentidos em Língua portuguesa e/ou Libras.
  • Análise comparativa da produção de sentido entre textos digitais (verbo-visuais e escritos) e os de meios impressos.
  • Estudos de modelos descritivos da organização sintática, semântica e/ou pragmática da Língua Portuguesa e da Libras para desenvolvimento de ferramentas tecnológicas digitais.

 

Projeto de pesquisa: Aspectos linguísticos na produção de sentidos em textos digitais multimodais

Esta pesquisa procura investigar como se estabelece a atribuição de significados às expressões das línguas humanas, pois o que se pretende é o desenvolvimento de estudos em grupo de pesquisa que se preocupe com o funcionamento complexo de aspectos das línguas naturais voltados para a produção de sentidos. Para tanto, será considerada à diversificação dos meios em que se dá a comunicação: analógicos e digitais. Isso porque é importante avaliar, por exemplo, se há diferença nos recursos linguísticos selecionados para a produção de sentido entre textos digitais (verbo-visuais e escritos) e os de meios dos impressos. Assim, três perguntas orientam a investigação: 1) Como se dá a produção de sentidos e quais são os recursos formais empregados para isso? 2) Os recursos linguísticos para significação são universais ou há variação nesse âmbito? 3) Há distinção na aplicação de recursos linguísticos nos processos de produção de sentidos em textos digitais - em destaque os verbo-visuais - e textos viso-espaciais, orais ou escritos em situações reais e virtuais? Obviamente essas perguntas se entrecruzam, porém, respostas às duas primeiras podem apontar, por exemplo, mecanismos computacionais mais adequados para resolver questões de significação em PLN (temática também de interesse desse projeto). Já análises direcionadas pela terceira pergunta podem mostrar pontos de contato entre tecnologia, produção de sentidos e práticas de letramentos.